Características Do Turaco
São aves da classe Musophagidae, onde sua família abrange cerca duas subfamílias, sendo elas as Musophaginae e a Crineferinae. Elas possuem cerca de seis gêneros. E nesse artigo iremos conferir cada uma delas.
Subfamília Musophaginae:
- O gênero Tauraco Kluk: nessa subespécie encontramos o turaco persa, o Tauraco schalowi, o Tauraco fischeri, o Tauraco livingstonii, o Tauraco corythaix, o Tauraco leocolophus, o Tauraco macrorhynchus, o Tauraco schuettii, o Tauraco bannermani, o Tauraco leucotis, o Tauraco erythrolophus, o Tauraco ruspolii, o Tauraco hartlaubi e o Tauraco porphyreolophus.
- O gênero Musophaga: nesse gênero encontramos o Musophaga violaceae e o Musophaga rossae.
- O gênero Ruwenzorornis: nesse gênero entramos apenas a subespécie Ruwenzoroni jhonstoni.
- O gênero Conrynthaeola: esse gênero também possui apenas uma subespécie, a Corynthaeola cristata.
Subfamília crinneferinae
- O gênero corynthaixoides: essse gênero abrange cerca de três subespécies, nas quais são as Corynthaixoides personatus, o Corynthaixoides concolor e o Corynthaexoides concolor.
- O gênero Crinifer: esse gênero obtém cerca de duas subespécies, são elas as Crinifer zonurus e a Crinifer piscators.
São aves que possuem o hábito em geral de se alimentar de frutas e lesmas, são consideradas aves que tem uma boa habilidade de voo, mas tem a preferência de correr nas árvores. As penas dessas aves são coloridas, sendo característica que disfere das espécies a plumagem, pois cada espécie tem sua cor. A seguir falaremos de uma subespécie específica, o turaco violeta.
Turaco Violeta (Musophaga violacea)
É uma ave nativa do território sul e o leste da África, principalmente no território do pais de Moçambique. Tem como característica que os difere de demais espécies as penas pretas e meio azuladas no corpo e a cabeça com uma crista na coloração vermelha, assim como as pontas de suas asas. São aves como de porte médio, medindo cerca de cinquenta centímetros. Pesam cerca de trezentos e trinta gramas. Seus hábitos são diurnos, é quando ele sai a caça de alimento, que geralmente se alimenta de alguns insetos no meio em que vive e curiosamente se alimenta também de moluscos como as lesmas e os caramujos. E todo sua caça de alimento é feita em conjunto. Tem agilidade de locomover rapidamente entre os galhos das arvores, mas são considerados ótimas aves voadoras.
São ovíparos, botam cerca de três ovos em seus ninhos construídos nos galhos das arvores no meio das folhagens para que sejam mais protegidos dos temporais climáticos e também dos predadores. Eles chocam os ovos nos ninhos entre vinte e três a vinte e cinco dias. Quando os filhotes nascem, permanecem no ninho aos cuidados dos pais por cerca de quatro semanas que é respectivamente um mês, onde eles os alimentam diretamente no bico. Após esse período começam a sair dos ninhos em vivem em meio ao bando aprendendo a viver independentemente.
São aves que estão em uma situação preocupante em relação à extinção, devido a sua beleza e ser raro, são um dos principais alvos de caça para as vendas ilegais, onde passam períodos em cativeiros sem nenhuma preparação para vivência e contraem doenças que os levam a morte.