O Beija Flor também é conhecido como Colibri ou Cuitelo. Apesar de serem aves muito pequenas, seu tamanho gira entre 6 e 12 cm e seu peso entre 2 e 6 gramas, eles são muito ágeis e possuem uma capacidade de voo que nenhuma outra ave é capaz de realizar. Ele é capaz de ficar parado no ar enquanto bate suas asas cerca de 70 a 80 vezes a cada segundo, enquanto sugam calmamente o néctar das flores. Alias é este néctar que lhe proporciona toda a energia que lhe é necessária para este desempenho magnifico, realizado sem esforço.
Nome científico do beija flor
Pertencem a vasta família (Trochilidae) das Aves, quanto ao gênero eles são 108 e as espécies giram em torno de 322.
Espécies Brasileiras de Beija Flor com Fotos
Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), existem 83 espécies de beija flor no Brasil. Segue a lista:
Ramphodon naevius – Beija-flor-rajado
Esse é o maior Beija Flor da Mata Atlântica podendo medir entre 14 e 16 cm. A parte superior o corpo desse pássaro é verde, apresenta tons de laranja na cabeça e no pescoço bem como uma faixa preta que passa por todo seu corpo. Espécie considerada em perigo de extinção.
Glaucis dohrnii – Balança-rabo-canela
Os pássaros dessa espécie medem em torno de 12 cm, as fêmeas são ligeiramente maiores. A parte superior desse pássaro tem um tom de verde e conta com uma faixa malar branca. O bico desse pássaro é bastante característico sendo quase reto.
Glaucis hirsutus – Balança-rabo-de-bico-torto
Um dos nomes populares desse pássaro é beija flor besourão devido a sua aparência. De corpo robusto esse pássaro mede em torno de 13 centímetros e pesa aproximadamente 7 gramas. O bico desse pássaro é curvo e alongado, sua mandíbula tem um tom amarelo-claro.
Threnetes leucurus – Balança-rabo-de-garganta-preta
Um pássaro que mede em torno de 11 centímetros e cuja cabeça tem um tom de verde acinzentado, uma das principais características desse beija flor é ter uma mancha de tom ferrugem na sua garganta. O abdome desse pássaro é de um tom cinza que contrasta com tons de amarelo do seu corpo.
Threnetes niger – Balança-rabo-escuro
De corpo pequenino esse pássaro se destaca por seu bico longo, fino e levemente curvado. Possui tons de verde e cinza em seu corpo, de aparência frágil é um pássaro que não tem muitas informações catalogadas.
Anopetia gounellei – Rabo-branco-de-cauda-larga
Um beija flor que é chamado também de marronzinho e que mede em torno de 9,5 centímetros. As partes superiores dessa ave têm tons esverdeados enquanto suas asas são negras. Seu bico possui forma encurvada e alongada.
Phaethornis squalidus – Rabo-branco-pequeno
Um belo e pequenino exemplar de pássaro que conta com áreas superiores do seu corpo em tons de marrom esverdeados. Um dos diferenciais desse pássaro é ter uma região em tom de ferrugem na sua garganta. Suas asas são negras com as pontas brancas.
Phaethornis maranhaoensis – Rabo-branco-do-maranhão
O nome científico dessa pássaro significa algo como pássaro do sol do Maranhão. A medida desse pássaro fica entre 13 e 14 centímetros. A cabeça e o dorso desse beija flor tem um tom de marrom esverdeado. Destaque para a sua faixa em tons pardos.
Phaethornis rupurumii – Rabo-branco-do-rupurumii
Um indivíduo dessa espécie pesa entre 2,5 e 3 gramas apenas, sua medida fica entre 10 e 12,1 centímetros. As penas desse pássaro tem um tom de verde que se destaca enquanto sua cabeça tem um tom de marrom. A sua coloração geral é de um castanho pálido.
Phaethornis aethopyga – Rabo-branco-de-garganta-escura
O corpo desse pássaro tem um tom de tijolo enquanto a sua garganta possui uma área negra que ganha destaque. Mede em torno de 10 centímetros, tanto a cauda como as asas desse beija flor tem tom escuro. Sua cabeça tem tom de ferrugem.
Phaethornis idaliae – Rabo-branco-mirim
Esse pássaro possui quase em todo o seu corpo tom verde amarronzado assim como área escura na sua cabeça e em sua face é possível observar uma área pardacenta. A cauda dessa ave é negra com ponta branca.
Phaethornis nattereri – Besourão-de-sobre-amarelo
O seu dorso superior possui tom de verde amarronzado sendo que possui áreas pardas que se encontram com as áreas negras do seu corpo. Conta com marcas retilíneas em tom de ferrugem nas laterais do seu corpo, mede entre 13 e 14 centímetros.
Phaethornis griseogularis; Rabo-branco-de-garganta-cinza
O nome científico desse beija flor significa algo como Ave do sol com garganta cinza. A medida do corpo desse beija flor fica entre 9 e 9,5 centímetros, sua garganta possui uma área cinza e tem partes pardacentas em seu corpo. As asas são negras e sua cauda é prolongada.
Phaethornis ruber – Rabo-branco-rubro
Esse é um dos menores tipos de beija flor que temos no Brasil, a sua cabeça possui tom verde amarronzado e seu dorso possui alguns toques de ferrugem. Os machos dessa espécie possuem a causa menor de maneira a poderem ser diferenciados das fêmeas.
Phaethornis subochraceus – Rabo-branco-de-barriga-fulva
Um pássaro que mede entre 10 e 12 centímetros e cuja parte superior possui um tom de marrom esverdeado. Conta ainda com retrizes que são alongadas e brancas, as suas asas são negras com suas pontas também brancas. A sua mandíbula possui um tom de amarelo.
Phaethornis augustii – Rabo-branco-cinza-claro
Esse pássaro possui cabeça e asas negras que contrastam com a faixa central branca do seu corpo. Mede entre 14 e 15 centímetros e sua causa possui retrizes negras cujas pontas são brancas. Um pássaro cujo bico é alongado e encurvado.
Phaethornis pretrei; Rabo-branco-acanelado
Essa espécie de beija flor pode medir até 15 centímetros sendo então uma das maiores espécies desse tipo de pássaro do Brasil. Em parte o seu comprimento se justifica pela cauda alongada que possui as suas pontas brancas. A parte superior da cauda bem como do corpo possui cor de canela.
Phaethornis eurynome – Rabo-branco-de-garganta-rajada
Outra espécie de beija flor que está entre as maiores do Brasil, os indivíduos possuem entre 15 e 16 centímetros. A região superior do corpo dessa ave tem tom verde amarronzado. Já sua cauda e asas possuem cor negra. A mandíbula é amarela nessa ave.
Phaethornis hispidus – Rabo-branco-cinza
Um beija flor que se destaca por sua coloração mais clara, o corpo dessa ave é de um tom cinza esverdeado. Tanto a sua cabeça como as suas asas tem coloração negra, a cauda é negra com as suas pontas brancas.
Phaethornis philippii – Rabo-branco-amarelo
Essa espécie de beija flor mede em torno de 14 centímetros e suas asas são negras assim como a sua cauda que ainda tem retrizes centrais alongadas e brancas. Nas retrizes externas podemos observar pontas de tom ocre.
Phaethornis bourcieri – Rabo-branco-de-bico-reto
A região superior do corpo dessa ave é de um tom de cinza esverdeado com uma área pardacenta no corpo e com retrizes centrais que se prolongam pelo corpo desse beija flor. Pode chegar a medir em torno de 13 centímetros.
Phaethornis superciliosus – Rabo-branco-de-bigodes
Outra espécie de beija flor que se destaca por seu comprimento, entre 15,5 e 16 cm. A parte superior do seu corpo tem um tom ocre esverdeado em contraste a sua mandíbula que possui tom de laranja ou vermelho.
Phaethornis malaris – Besourão-de-bico-grande
Essa é a maior espécie de beija flor do Brasil, mede entre 16 e 16,5 centímetros. A parte superior do corpo desse pássaro tem tom ocre esverdeada. As asas desse pássaro são negras e suas pontas possuem tom ocre. As retrizes centrais são alongadas e possuem as suas pontas brancas.
Phaethornis margarettae – Rabo-branco-de-margarette
Mede em torno de 16 centímetros e conta com retrizes bem alongadas e cujas pontas são brancas. Um dos pontos que diferencia essa espécie é ter características faciais bem marcantes. Algo curioso é que dificilmente se diferencia o macho da fêmea.
Doryfera johannae – Bico-de-lança
Os indivíduos dessa espécie medem entre 10 e 11 centímetros tendo um bico bem alongado que pode medir até 2,7 centímetros. O tom da cor da cabeça desse pássaro é verde bronzeado e suas asas são negras.
Campylopterus largipennis – Asa-de-sabre-cinza
Uma espécie de beija flor que tem alguns diferenciais em relação a outras espécies como o fato de suas asas serem anguladas e seu corpo ser robusto. Algumas partes do corpo dessa ave tem um tom de verde brilhante.
Campylopterus hyperythrus – Asa-de-sabre-canela
Tanto a cabeça quanto as partes superiores do corpo desse beija flor tem tons de verde acobreado. Possui mancha malar em tom de bege e pode medir até 12 centímetros. O bico dessa ave tem uma curva leve para baixo e é preto.
Campylopterus duidae – Asa-de-sabre-de-peito-camurça
Um pássaro que até hoje foi avistado poucas vezes e que tem esse nome por parecer que tem textura de camurça. Tem bico reto e alongado, seu corpo tem um aspecto mais robusto.
Eupetomena macroura – Beija-flor-tesoura
Alguns indivíduos dessa espécie podem atingir 19 centímetros, contudo, o mais comum é que cheguem aos 15 centímetros. O que torna essa espécie tão interessante é o fato de ter um tom de azul violeta com áreas verde escuro.
Aphantochroa cirrochloris – Beija-flor-cinza
Uma espécie que mede em torno de 12 centímetros e cujo corpo possui tom de cinza esverdeado. O bico dessa ave é um pouco curvado para baixo e conta com manchas de tons de verde em seu pescoço.
Florisuga mellivora – Beija-flor-azul-de-rabo-branco
Uma das características mais marcantes dessa espécie é o dimorfismo sexual, os machos possuem a parte superior do corpo de um tom de azul cintilante e área dorsal branca enquanto as fêmeas possuem a parte superior do corpo num tom de verde metálico e garganta assim como o peito em tons escuros.
Florisuga fusca – Beija-flor-preto
Um pássaro com características um tanto curiosas como ter a parte superior do seu corpo de um tom de castanho, contudo, quando expande as suas asas para voar é possível ver as penas coloridas camufladas. Pode medir até 12,6 centímetros.
Colibri delphinae – Beija-flor-marrom
Uma ave que pode chegar a medir 12,5 centímetros e que possui penas de um tom de roxo azulado. A garganta dessa ave possui um tom de verde brilhante que a distingue das demais. Na cabeça é possível observar tons mais claros.
Colibri coruscans – Beija-flor-violeta
Um beija flor que possui asas verde em tom de bronze com brilho e o topo da cabeça possui um tom de verde azulado. Um dos diferenciais dessa espécie é que possui textura de escamas e a sua cauda possui um tom de azul bastante brilhante.
Colibri serrirostris – Beija-flor-de-orelha-violeta
Uma ave que mede em torno de 15 centímetros, o macho dessa espécie possui tom de verde com algumas áreas roxas. Já a fêmea não possui a sua orelha roxa e tem o seu corpo de um tom verde esbranquiçado.
Anthracothorax viridigula – Beija-flor-de-veste-verde
Uma espécie de beija flor que mede entre 10 e 13 centímetros, tem parte do corpo bronze esverdeado com bastante brilho. O bico dos pássaros dessa espécie é curvado e bastante robusto. A parte inferior do corpo do macho é verde com a parte central preta enquanto a fêmea parece com o macho, mas sem ter os mesmos reflexos avermelhados.
Anthracothorax nigricollis – Beija-flor-de-veste-preta
Algo curioso sobre essa espécie é que macho e fêmea são tão diferentes entre si que parecem duas espécies. Quando observado contra a luz o macho parece se totalmente negro, mas na verdade possui tons negro azulados. A fêmea possui seu corpo bastante colorido.
Avocettula recurvirostris – Beija-flor-de-bico-virado
Somente na ponta o bico dessa ave é curvado para cima, a fêmea da espécie possui boa parte do corpo de um tom de verde azulado com áreas do corpo brancas. Já o macho tem o seu corpo de um tom de verde bronze escuro e a sua área central de um tom de verde esmeralda.
Topaza pella – Beija-flor-brilho-de-fogo
O macho dessa espécie pode chegar a medir em torno de 20 centímetros, contudo, mais da metade desse comprimento corresponde a cauda. O macho tem coloração dourada em sua garganta e barriga vermelha. A fêmea mede em torno de 12 centímetros e tem seu corpo num tom de verde amarronzado.
Topaza pyra – Topázio-de-fogo
O macho dessa espécie mede em torno de 16 centímetros sendo que mais da metade desse comprimento corresponde a cauda. Sua barriga possui um tom de vermelho enquanto os pés possuem tom de carne. Já a fêmea mede em torno de 12 centímetros e não tem retrizes longas, possui tom de verde no seu corpo.
Chrysolampis mosquitus – Beija-flor-vermelho
Os indivíduos dessa espécie medem entre 9,2 e 9,5 centímetros e vale destacar que existe um forte dimorfismo sexual nessa espécie sendo que o macho tem um colorido sensacional que somente fica visível em boas condições de luz. Já as fêmeas tem seu corpo num tom de bronze esverdeadas.
Stephanoxis lalandi – Beija-flor-de-topete
O nome popular dessa ave se deve a impressão de que tem um topete, os indivíduos medem em torno de 8,5 centímetros. O corpo tem belo tom de azul enquanto que o topete tem um lindo tom de verde. As fêmeas assim como os machos mais jovens tem seu dorso verde.
Lophornis ornatus – Beija-flor-de-leque-canela
Machos e fêmeas dessa espécie tem algumas diferenças sendo que o macho tem a sua parte da frente e garganta verde com um tom avermelhado no topo da cabeça. Já a fêmea dessa espécie tem a região da garganta e do peito em tons de vermelho. Possui uma faixa esbranquiçada.
Lophornis gouldii – Topetinho-do-brasil-central
Outra espécie de beija flor que conta com destacado dimorfismo sexual sendo que o macho tem em sua fronte penas de um verde brilhante e seu topete marrom. Já as fêmeas possuem as asas verdes brilhantes e as pontas das suas retrizes com um tom castanho avermelhado.
Lophornis magnificus – Topetinho-vermelho
Medindo em torno de 6,8 centímetros esse beija flor é tido como a menor espécie brasileira. No macho é possível observar um belo topete com um tom avermelhado além de um leque com penas brancas nas laterais do pescoço enquanto que as fêmeas não possuem nem esse topete e nem esse leque.
Lophornis chalybeus – Topetinho-verde
Uma espécie que pode pesar somente 3 gramas e mede entre 7,5 e 8,5 centímetros. Os indivíduos machos da espécie tem um perfil elegante com penas brancas e verdes. A garganta da fêmea é marrom e conta com manchas brancas bem como manchas esbranquiçadas embaixo dos olhos.
Lophornis pavoninus – Topetinho-pavão
Machos e fêmeas dessa espécie apresentam semelhanças, contudo, os primeiros tem mais brilho em suas penas. Os indivíduos da espécie tem um tom verde bronze, porém, nas fêmeas é possível observar desenhos estriados verdes no seu peito cujo fundo é branco.
Discosura langsdorffi – Rabo-de-espinho
As fêmeas dessa espécie medem em torno de 7 centímetros enquanto que os machos podem chegar a 12,5 centímetros. As penas da cauda dessa espécie são bem alongadas e finas. Um dado curioso é que essa espécie possui a cauda bifurcada, algo que só pode ser observado quando o beija flor está em voo.
Discosura longicaudus – Bandeirinha
Os indivíduos dessa espécie podem medir entre 7,8 e 10,5 centímetros tendo um grande dimorfismo sexual. No macho as retrizes externas são bastante longas e tem um tom roxo amarronzado em seu corpo. Na fêmea a cauda é curta e possui bifurcação tendo a sua ponta num tom de pardo.
Chlorostilbon notatus – Beija-flor-de-garganta-azul
Os indivíduos dessa espécie de beija flor medem entre 8 e 9,7 centímetros, o bico é reto e pequeno. Nas fêmeas é possível observar no seu peito diferentes tons de verde devidamente misturados. Nos machos é possível ver os tons de verde, mas com reflexos bronzeados.
Chlorostilbon mellisugus – Esmeralda-de-cauda-azul
De maneira geral os indivíduos dessa espécie tem o seu corpo todo verde com algumas áreas que tem um verde com nuances douradas. Os pássaros dessa espécie tem sua cauda reta e com recortes leves. O bico é preto e num tamanho que não é nem curto e nem longo.
Chlorostilbon lucidus – Besourinho-de-bico-vermelho
Esse pássaro recebeu esse nome devido ao fato de ter o seu bico vermelho com a sua ponta negra. A plumagem que recobre o corpo desse pássaro é de um tom de verde brilhante bastante interessante. Podemos diferenciar as fêmeas através de uma linha encurvada atrás dos olhos.
Thalurania furcata – Beija-flor-tesoura-verde
Os indivíduos dessa espécie medem em torno de 9,7 centímetros e se destaca dentre os demais tipos de beija flor por apresentar partes superiores em tons de verde metálico. Os machos tem a região do peito de um tom de azul violeta. Nas fêmeas o tom predominante é o cinza.
Thalurania watertonii – Beija-flor-de-costas-violetas
Uma espécie marcada pelo dimorfismo sexual, os machos possuem penas mais vistosas e bicos mais curtos. A diferença principal entre machos e fêmeas está no brilho das penas que nelas é um pouco menos intenso. As fêmeas possuem bicos mais longos para facilitar alcançar o néctar.
Thalurania glaucopis – Beija-flor-de-fronte-violeta
Quem olha os pássaros dessa espécie pode ter a impressão de que eles tem uma espécie de boné em suas cabeças. O tom presente em suas cabeças é de um azul violeta intensa e ainda apresentam tufos brancos. Nas fêmeas as partes inferiores do corpo apresentam áreas brancas.
Hylocharis sapphirina – Beija-flor-safira
Os indivíduos dessa espécie medem em torno de 9 centímetros e nos machos é possível observar uma bela mescla de cores. Quando se encontram sob boas condições de luz as cores desses pássaros variam de um bronze até azul aço. O bico é de um tom de vermelho que se destaca.
Hylocharis cyanus – Beija-flor roxo
Uma espécie de pássaro que mede em torno de 8,8 centímetros e na qual o macho possui a cabeça de um tom de verde e o seu peito de um tom de azul puxando para o roxo. Já nas fêmeas o destaque fica para as partes superiores que tem um tom de verde e algumas partes com tons branco mesclando com cinza.
Hylocharis chrysura – Beija-flor-dourado
Uma das espécies de beija flor mais bonitas cujo corpo possui um tom de verde com nuances douradas. Para adicionar ainda mais beleza a esse pássaro o papo tem um tom que puxa levemente para o laranjado. Machos e fêmeas dessa espécie são bastante semelhantes.
Chrysuronia oenone – Beija-flor-de-cauda-dourada
Uma característica marcante dessa espécie é ter um tom de azul muito brilhante na cabeça. Já nos flancos desse pássaro é possível observar um tom de verde bronzeado. As fêmeas são muito parecidas com os machos, contudo, não apresentam o tom de azul na cabeça e o seu brilho é um pouco mais fosco.
Leucochloris albicollis – Beija-flor-de-papo-branco
Uma espécie que mede em torno de 10 centímetros e cujo papo é branco. Por ser um pássaro de porte robusto e peito branco é facilmente identificável na natureza. Possui também uma faixa verde que é mais visível nos adultos.
Polytmus guainumbi – Beija-flor-de-bico-curvo
Com seu bico longo e curvo esse pássaro mede em torno de 10 centímetros. Uma das características mais marcantes desse pássaro é ter a sua mandíbula vermelha e que sua plumagem da parte superior do corpo apresenta tom dourado. As fêmeas são bem parecidas com os machos, mas possuem listras amareladas em sua face.
Polytmus theresiae – Beija-flor-verde
Possui coloração de um verde com nuances bronze muito acentuada com destaque para a ponta das suas retrizes que são azuis. As asas dessa beija flor são negras conferindo mais imponência ao seu visual. Nas fêmeas as penas do seu lado ventral tem coloração branca.
Leucippus chlorocercus – Beija-flor-pintado
As asas desse beija flor são verdes e no alto da sua cabeça bem como na nuca encontramos tons que puxam para o bronze. Em seu lado ventral possui tons de cinza mais escuro. Na garganta desse beija flor é possível observar algumas manchas verde metálico.
Amazilia chionogaster – Beija-flor-verde-e-branco
O bico desse beija flor é reto e os indivíduos medem em torno de 9,5 centímetros. A base da sua mandíbula possui um tom rosado assim como as partes inferiores contam com um tom branco perfeito. A ponta das retrizes são brancas nesses pássaros.
Amazilia leucogaster – Beija-flor-de-barriga-branca
Um beija flor que mede entre 9 e 10 centímetros e que tem como característica marcante ter seu bico reto bem como tom rosa em sua mandíbula. Observando bem esse pássaro ele possui as partes inferiores brancas. O seu dorso e o seu rosto tem um tom de verde brilhante.
Amazilia versicolor – Beija-flor-de-banda-branca
Um pássaro que mede em torno de 8,5 centímetros e sua cauda quando pode ser vista possui coloração cinza tendo uma faixa de um tom mais escuro. A garganta desse pássaro possui um de verde bastante brilhante. Dentro dessa espécie existe uma série de subespécies que possuem variações de cores em suas plumagens.
Amazilia rondoniae – Beija-flor-de-cabeça-azul
Uma espécie cujos indivíduos medem em torno de 9 centímetros de comprimento, na sua cauda é possível ver retrizes com tonalidades mais claras. Um pássaro que tem um visual bastante interessante entre os beija flores.
Amazilia brevirostris – Beija-flor-de-bico-preto
O bico dessa espécie é de um tom de preto uniforme o que lhe garante um visual imponente com os seus 9 centímetros de comprimento. Nas áreas inferiores esse pássaro possui partes que são brancas.
Amazilia fimbriata – Beija-flor-de-garganta-verde
Um pássaro que tem boa parte do seu corpo com um tom de verde que fica mais brilhante quando visto na melhor luz. Os machos e as fêmeas dessa espécie são bastante semelhantes sendo que nelas é possível ver barras brancas na região da garganta.
Amazilia lactea – Beija-flor-de-peito-azul
Esse pássaro possui coloração violeta em sua garganta e uma faixa branca que passa pelo seu peito e pela sua barriga. Na parte superior desse pássaro observamos um belo tom de verde. Os indivíduos podem chegar a medir 11 centímetros e tanto machos como fêmeas são iguais.
Amazilia viridigaster – Beija-flor-de-barriga-verde
Nessa espécie os indivíduos medem entre 8 e 9 centímetros, as suas plumas tem uma coloração que possui um tom de verde bastante brilhante. Já nas partes inferiores do corpo desses pássaros é possível observar uma coloração de tom cobre avermelhada.
Clytolaema rubricauda – Beija-flor-rubi
Uma espécie que se caracteriza por grandes diferenças físicas entre machos e fêmeas. Os machos tem boa parte de seus corpos verdes e a cauda tem um tom avermelhado. Já as fêmeas tem uma cor que parece cor de canela sendo a sua cabeça e também seu dorso verdes.
Heliodoxa xanthogonys – Brilhante-veludo
Suas asas possuem um tom de verde que puxa para o bronze assim como a sua garganta tem um tom de verde dourado. O seu lado ventral possui coloração que puxa para o verde escuro nos machos. Já nas fêmeas é possível observar tom de verde cobre em suas barrigas e asas assim como branco em seu peito.
Heliodoxa schreibersii – Brilhante-de-garganta-preta
Essa espécie possui em média 12,6 centímetros sendo que tanto as asas como seus flancos possuem um tom de verde brilhante. Também é possível observar mancha e estria branca nesses pássaros. Fêmeas e machos são bastante parecidos, contudo, elas tem menos brilho que eles.
Heliodoxa aurescens – Beija-flor-estrela
Esse pássaro pode ser encontrado com até 11,5 centímetros, tanto sua cauda como as suas asas tem coloração negra. Na testa desse pássaro logo acima do bico é possível observar uma mancha violeta. Também possui uma grande mancha laranja abaixo do seu pescoço.
Augastes scutatus – Beija-flor-de-gravata-verde
O nome vem do fato de que os machos dessa espécie parecem ter uma gravata na sua parte dorsal formada pelas plumas azuis. Existe diferença de tamanho entre machos e fêmeas sendo que eles podem chegar até 9,9 centímetros e elas 9,7 centímetros. Os machos ainda possuem uma estreita faixa preta em torno dos olhos.
Augastes lumachella – Beija-flor-de-gravata-vermelha
Os indivíduos dessa espécie podem chegar a medir 9 centímetros e se destacam por apresentar uma área de plumagem verde cintilante. Um pequeno detalhe com plumagem vermelha faz com que pareça que o pássaro tem uma gravatinha nessa cor. No peito possui uma faixa branca.
Heliothryx auritus – Beija-flor-de-bochecha-azul
Uma espécie em que os pássaros podem chegar a medir até 13,7 centímetros e os indivíduos podem apresentar a cabeça, o dorso e as plumas da cauda de um tom de verde muito brilhante. Uma diferença entre machos e fêmeas dessa espécie é que elas possuem a cauda mais longa.
Heliactin bilophus – Chifre-de-ouro
Uma espécie em que o macho possui uma espécie de topete repartido em dois que oferece a imagem de um animal com chifres. Suas penas são de colorações azuis, vermelhas ou douradas. Nas suas penas ainda é possível observar a formação de um tipo de coroa de um tom de azul escuro.
Heliomaster longirostris – Bico-reto-cinzento
Pode chegar a medir em torno de 10,2 centímetros e possui bico reto e bastante longo. No macho é possível observar penas de um tom verde-bronze e ainda um tipo de coroa azul formada em sua garganta. Sua cauda é negra.
Heliomaster squamosus – Bico-reto-de-banda-branca
Esse pássaro mede em torno de 12,5 centímetros de comprimento e podemos observar como principal diferença entre machos e fêmeas que elas possuem textura de escamas na área que possui tonalidade verde enquanto o resto tem uma tonalidade de cinza claro.
Heliomaster furcifer – Bico-reto-azul
Os indivíduos dessa espécie medem entre 12,6 a 13 centímetros e se destacam por ter um bico mais alongado que outras espécies de beija flor. Nas fêmeas a parte superior do corpo é verde enquanto que nos machos podemos observar garganta rosa.
Calliphlox amethystina – Estrelinha-ametista
Machos e fêmeas apresentam diferenças de tamanho sendo que o macho mede cerca de 8,6 centímetros e as fêmeas 7,5 centímetros. Um dos pontos de maior destaque nos machos é ter a sua garganta e os lados do seu pescoço com um tom de ametista enquanto que as fêmeas tem essa região branca.