Capororoca

A capororoca que faz parte da família cujo nome é Anatidae é uma ave e é classificada como anseriforme (ver definição completa mais adiante), graças as suas características.  A ave também é chamada de outros dois nomes, são eles: coscoroba e cisne coscoroba.

Coscoroba é o nome científico da ave cujo significado é exatamente o lugar no Chile que é possível encontrada grande quantidade dessa espécie.

Capororoca

Capororoca

As Principais Características Da Capororoca

É uma ave que em relação ao tamanho apresenta dimorfismo sexual. O macho é maior que a fêmea. As medidas são as seguintes: enquanto um macho mede variando entre 90 centímetros e 115 centímetros, a fêmea é bem menor, as suas medidas são entre 63 centímetros e 68 centímetros.

Além do comprimento variar entre as aves fêmeas e machos, o peso também não é o mesmo. Os machos pesam, em média, 4,6 quilos, enquanto as fêmeas não passam de 3,8 quilos.

As aves chamadas capororoca possuem uma grande envergadura das asas. Elas podem fazer isso com até dois metros, tanto os machos quanto as fêmeas.

A sua plumagem também é bem característica. É bem branca, tanto do macho quanto da fêmea, sem  nenhuma diferença, e negra as pontas das asas, enquanto pés e bico são vermelhos.

Sobre A Evolução Das Aves Capororoca

Quando a questão é a evolução, em relação a capororoca é considerado um grande enigma. Não é possível classificá-las, nem mesmo quando é feita uma comparação com os seus “parentes” com características mais parecidas. No caso do ganso, por exemplo, esse animal possui hábitos muito distintos e além disso, são bem maiores do que as aves capororocas.

Por isso, sem muitas informações e modo de classificá-la com total precisão, essas aves são classificadas como cisne.

A capororoca não possui nenhuma subespécie e o seu tempo de vida é em média, 25 anos.

A Alimentação E A Reprodução Da Capororoca

As aves capororoca possuem uma alimentação razoavelmente variada, pois além de se alimentarem de pequenos animais e insetos, elas gostam de comer vegetais.

Na hora da caça, são capazes de colocar metade do corpo dentro da água de rios, lagos e margens rasas.

A capororoca é classificada como onívoro.

Sobre a reprodução, essa ave faz, porque precisa, um ninho bem grande. Basta considerar o tamanho do animal para perceber a necessidade de se ter um espaço maior para a reprodução.

As aves fazem o ninho em colônias ou individualmente e o lugar escolhido é sobre a vegetação alta no solo. O lugar preferido por elas é onde tem capim e a ave “incrementa”, usando plumas para cobrir o centro do mesmo. Além disso, o ninho é sempre feito perto da água.

A fêmea costuma colocar entre 4 a 6 ovos, em raros casos, o número de ovos chega a nove. Depois é necessário esperar o período de incubação, que demora 35 dias, para que nasçam as novas aves.

Sobre Os Hábitos Da Capororoca

Essas aves vivem em pântanos ou em lagos que tenham mar nas proximidades, sejam banhados pelas suas águas. Porém, de preferência que a profundidade da água seja muito e que tenha quase nenhuma correnteza. A capororoca ainda prefere um lugar com vegetação alta. Uma escolha para garantir que elas estejam seguras.

Entre as preferências da capororoca estão os lagos de água doce, porém, se a água for salubre, elas também conseguem viver naquele ambiente.

No Brasil, as capororocas podem ser vistas em praias salubres.

Distribuição Geográfica

A capororoca pode ser observada na América do Sul da parte da Argentina, na Patagônia até a faixa que chega no Chile e também no Paraguai. Sendo comum também na região sul do Brasil, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas, durante o inverno, elas podem ser vistas ainda, no Centro-Oeste do Brasil.

Sobre A Família Anseriformes

A capororoca é um entre os vários animais que fazem parte da família Anseriforme. As famílias são “formadas” considerando o maior número de características semelhantes que possuem entre os animais.

No caso da família de anseriformes fazem parte dela somente aves aquáticas. Sendo assim, a família é formada de 161 espécies, entra elas a capororoca, que são divididas em 48 gêneros. Esses gêneros se dividem depois em outras três famílias que são: Anatidae, Anhimidaee, Anseranatidae. Poucas, mas algumas, ainda entram na família Dendrocygnidae.

Nessa grande família de anseriformes podemos encontrar além do cisne, o ganso e o pato e a grande parte dos animais estão restritos à América do Sul.

Sobre o habitat, membros das anseriformes, as aves preferem viver perto de rios, pântanos, lagos e estuários. Porém, é comum que na época da reprodução, algumas espécies se transfiram para outros lugares.

Outras Características Das Aves Da Família Anseriformes

O tamanho médio da aves que fazem parte desse grupo é de 30 a 180 centímetros e o peso pode variar entre 200 gramas a 20 quilos.

As aves que fazem parte do Anseriformes apresentam plumagem muito variada, entre si, da mais colorida a monocromática.

Já falando da reprodução, tem a sua considerada, em alguns casos, precoce, pois as aves depois de chocar não só nascem de olhos abertos como prontas para andar.

Suas membranas são interdigitais nas patas, isso mostra a forma como essa ave se adapta para nadar.

Todos os membros do grupo de anseriformes são aves onívoras e algumas além de larvas, insetos e pequenos crustáceos, se alimentam com raízes, frutos e folhas, de preferência, de espécies aquáticas.

Muitas das espécies que estão no grupo de anseriformes são migratórias.

No grupo de anseriforme podemos encontrar alguns animais que foram domesticados pelo homem no sentido de ter as suas penas, ovos e carne. É comum que um animal ou outro faça parte das especialidades gastronômicas do Homem.

Primeiros Anseriformes E Extinção

Foram encontrados restos de de anseriforme no Eocênico da América do Norte. Acredita-se que são os registros iniciais da espécie, que teria evoluído e entrado no período Paleocênico. Aumentando a diversidade do grupo no período Miocênico.

Atualmente, das anseriformes 51 espécies estão correndo o risco de desaparecer, sob ameaça de extinção. Do início do século, 5 espécies já sumiram, um exemplo, é o pato de labrador.

O que coloca essas espécies na lista de animais em risco de extinção é a perda do habitat, a caça sem controle e a aparição de espécies que foram introduzidas.

A Capororoca é também conhecida como cisne-coscoroba ou apenas coscoroba. São aves de grande porte e diferenciação entre os sexos pode ser percebida no tamanho das aves. O macho é maior e mede aproximadamente 110 centímetros, enquanto que a fêmea mede até 68 centímetros.

Se alimentam de insetos, vegetais e pequenos animais que conseguem caçar. São encontrados em lagos e pântanos próximos ao mar. No Brasil, são encontrados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *