Beija Flor de Papo Branco

Vamos falar do beija-flor de papo branco, iniciando pela formação do seu nome científico que é a associação da palavra grega “leukos”, que significa branco com “khlöros”, também grega que significa verde. Além da palavra em latim, “albus”, que também tem o significado de branco e “collis ou collum” cujo significado pode variar entre: garganta, colar, colo, pescoço ou papo. Com essas palavras e suas respectivas traduções chegamos ao nome popular beija-flor de cor branca e verde e com papo branco.

As Principais Características do Beija-flor de Papo Branco

O tamanho médio do pássaro conhecido como o beija-flor de papo branco é de 10 centímetros. Seu papo branco destaca-se por ser bem robusto. É muito fácil avistar essa espécie de pássaro e por conta do seu papo reconhecê-lo. Além disso, o beija-flor de papo branco tem peito e garganta brancos e entre eles uma “faixa” na cor verde que separa as duas partes.

Sobre dimorfismo sexual, essa espécie não possui, assim como não tem subespécies.

Alimentação, Reprodução e Alguns dos Hábitos Dessa Ave

O beija-flor de papo branco tem os seus alimentos preferidos, como por exemplo, o brinco de princesa e bananeira, pois busca o que comer no néctar das flores. Entram na sua lista de alimentos preferidos, além dos referidos acima, a laranjeira, o limoeiro, a esponjinha, o mulungu, o eucalipto e a paineira.

Além do néctar das flores, essa espécie de pássaro gosta de capturar insetos enquanto eles voam. Sobre a reprodução dessas pequenas aves, elas usam líquens e musgos na parte externa e criam uma espécie de tigelinha de paina para preparar o ninho que receberá os filhotes. O ninho é feito ou sobre uma forquilha ou sobre um ramo da árvore que esteja na horizontal.

Depois a fêmea coloca somente dois ovos e também é ela, sozinha, que fica responsável pelo período de incubação. O beija-flor de papo branco vive em jardins, borda dem atas, capoeiras e pomares.

A Distribuição Geográfica do Beija-flor de Papo Branco

Essa ave pode ser encontrada em lugares como a Serra Catarinense e outras regiões com grande altitutes, como Campos de Jordão, Serra Gaúcha e Serra do Mar.

É classificada como uma espécie de ave migratória, ppois desce a Serra do Mar quando o frio chega naquela região e só volta a subir juntamente com a primavera. Apesar dos primeiros estudos sobre essa migração do beija-flor de papo branco, ao que indica, fugindo do frio, não são considerados estudos concluídos. Ainda se faz pesquisa para se aprofundar no assunto.

Ficha do Beija-flor de Papo Branco

O nome científico do beija-flor de papo branco é Leucochloris Albicollis e ele faz parte, por conta das sua características, da família Trochilidae e também da ordem dos Apodiformes.

O beija-flor de papo branco pode ser visto no Brasil em grande quantidade nos estados do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Fora do país pode ser visto na Argentina e no Paraguai.

A maior quantidade dessas aves se observa principalmente em lugares com grandes altitudes, como é o caso da Serra do Mar, a cidade de Campos de Jordão e a Serra Gaúcha.

Já falamos da alimentação, que se resume ao néctar de flores, tendo algumas preferidas e de insetos que são capturados enquanto o beija-flor de papo branco está voando.

Descrevendo o Beija-flor de Papo Branco

A cor do beija-flor de papo branco faz com que a ave tenha uma beleza única, destacando a sua plumagem, onde é possível observar uma mistura de cores perfeita, verde e azul metálico no peito e nas asas.

A cor branca que pode ser observada na garganta da árvore, nos dá a sensação de estar ilhada entre as cores verde e azul das asas e do peito criando um contraste deslumbrante. E toda essa beleza pode ser observada em um pequeno pássaro, pois o beija-flor de papo branco não ultrapassa 10 centímetros de comprimento.

Também não é possível identificar se a ave é macho ou fêmea devido a sua semelhança. Quanto mais alto, mais fácil ficar de observá-lo, as altitudes que eles gostam mais é entre 300 metros e 1200.

Os machos são mais barulhentos e fazem isso quando encontram um território onde ficam por um tempo. Normalmente, isso acontece durante a Primavera e o Verão.

Sobre o Beija-flor

O beija-flor de papo branco é somente uma das espécies dessa ave. Podendo ser conhecida também com vários outros nomes populares, que são: chupa mel, binga, cuitelo, guanumbi, guinumbi, guanambi, pica flor e colibri.

A família que qualquer espécie dessa ave faz parte é a Trochilidae e ao todo, somam 108 gêneros e de espécies são 322, entre elas o beija-flor de papo branco, que acabamos de conhecer as suas características particulares.

Os gêneros de beija-flor no Brasil podem ganhar outros nomes, como por exemplo, o Phaethornis, cujo beija-flor de rabo branco faz parte ou ainda, o beija-flor de bico reto que faz parte do gênero Heliomaster. A primeira classificação que foi feita dessa família, Trochilidae, por Sibley & Ahkquist, tinha uma ordem distinta para o Trochiliformes e obviamente, assinalava determinadas características particulares.

As principais características desse primeiro grupo que foi descrito são: alimentação à base de néctar, pássaros com bico alongado, vértebras cervicais que variam entre 14 e 15, costelas em 8 pares, língua extensível, plumagem iridescente e língua bifurcada.

As aves chamadas de beija-flor, independentemente da sua espécie, tem a origem do grupo nas Américas, porém, pode ser vistas, desde do Alasca. A grande maioria das aves da espécie preferem viver em regiões cujo clima é subtropical ou tropical e as altitutes deve variar entre 10 e 25 graus.

A maior quantidade de espécies de beija-flor pode ser visa no Equador e no Brasil. Calcula-se que a metade das espécies classificadas de beija-flor estão espalhadas no nosso país. Sendo que algumas dessas aves não podem mais ser vistas no Velho Mundo, como é o caso dos troquilídeos. Porém, com a ausência dos troquilídeos, pode-se observar, no seu lugar, a família denominada Nectariniidae ou Passeriformes.

Entre os animais podemos encontrar diferentes espécies de um mesmo animal, como é o caso do beija flor. Entre as tantas espécies existentes encontramos a de papo branco, que é caracterizado por possui coloração branco embaixo do bico.

Essas aves medem aproximadamente 10 centímetros de altura e se alimentam de néctar de flores diversas. São encontrados em pomares e jardins.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *