A ave não voadora avestruz tem como nome científico Struthio camelus e pode ser encontrada na África. Trata-se da única que espécie ainda viva pertencente a família Struthionidae do gênero Struthio e que faz parte da ordem das Struthioniformes. Essa é a maior espécie de ave viva. Uma curiosidade é que o nome avestruz vem do latim e significa algo como imitador de pássaros. O nome científico dessa ave vem do grego e significa “pardal-camelo”.
Conhecendo o Avestruz
Em geral essas aves pesam entre 90 e 130 kg, mas já houve casos de machos da espécie que foram pesados com mais de 155 kg. Quando chegam a maturidade sexual, entre 2 e 4 anos de idade, o macho pode chegar a uma altura de até 2,7 metros e as fêmeas chegam a no máximo 2 metros. No decorrer do primeiro ano de vida crescem em torno de 25 cm por mês. Num único ano um avestruz pode chegar a pesar em torno de 45 kg.
Dimorfismo Sexual
Trata-se de uma espécie que possui dimorfismo sexual, os machos adultos tem plumagem preta e as pontas das suas asas são brancas enquanto que as fêmeas tem plumagem cinza. O dimorfismo somente aparece quando o animal já tem mais de um ano de meio de vida. Os machos usam as asas vestigiais para exibição para que ocorra o acasalamento.
Penas de Avestruz
O avestruz possui penas que tem toque macio e que ainda servem como uma espécie de isolante térmico. Uma ave cujas penas não tem aquele mesmo aspecto rígido que é comum aos pássaros que voam. Tem dois dedos em cada pata e duas garras em dois dedos das asas. Um detalhe único do avestruz é que essa é a única ave que tem somente dois dedos em cada pata.
Outras Características do Avestruz
As pernas dessa ave são bastante fortes e não têm penas, em cada pata tem dois dedos. Desses somente um dedo tem unha e o outro se parece com um tipo de casco. O aparelho digestivo dessa ave não voadora é semelhante ao aparelho de animais ruminantes e os olhos são cobertos por sobrancelhas grossas e escuras. Os olhos são os maiores entre as aves terrestres.
Asas Para que Te Quero
O avestruz possui asas, mas não voa, isso porque as suas asas são atrofiadas e bastante longas. Apesar de não ter a habilidade de voar é um animal que conta com pernas fortes e com agilidade que lhe permitem chegar a uma velocidade de 80 km/h quando tem vento a seu favor.
Como as pernas são longas com uma passada única esse animal pode cobrir entre 4 e 5 metros. A resistência dessa ave é outro fator que impressiona uma vez que em média o avestruz pode viajar em torno de 70 km/h por meia hora. O seu pescoço é longo e a cabeça pequena o que lhe oferece uma boa aerodinâmica.
Avestruzes na África
Os avestruzes são encontrados originalmente em regiões de savanas e também no Sahel da África, ao norte e também ao sul da zona de florestas equatoriais. O avestruz faz parte da ordem dos Struthioniformes (Ratitas) que possui outros membros como a ema, o casuar, o emu e ainda o Aepyornis que é o maior pássaro de todos os tempos e que já se encontra extinto.
Criação de Avestruz
Como se trata de um animal do tipo rústico e que tem boa resistência a doenças pode ser bem fácil de criar. No Brasil assim como em outros países como Estados Unidos e Canadá existem criações dessa ave. O avestruz consegue se adaptar bem as altas e as baixas temperaturas.
O Comportamento do Avestruz
Os avestruzes são aves que podem viver em grupos que tem entre 5 e 50 animais, se caracterizam por seu comportamento nômade. Uma curiosidade é que eles podem viajar junto com outros animais ruminantes como antílopes e zebras. Apesar de andar junto com os ruminantes o avestruz é um animal do tipo monogástrico.
Esses animais podem percorrer trechos bastante longos em busca de sementes e outros vegetais de maneira que se tornam seminômades. Pode acontecer desses animais se alimentarem de gafanhotos. Uma curiosidade a respeito dos avestruzes é que eles não têm dentes de maneira que engolem pedras pequenas junto com os alimentos que foram engolidos no papo. Essa ave pode passar um longo período sem água sobrevivendo com a umidade das plantas.
Mesmo assim são animais que gostam de água e tomar banhos sempre que podem. São animais que possuem audição e visão bastante aguçadas de maneira que podem perceber a presença de leões a uma longa distância.
Cabeça de Avestruz
Você já deve ter ouvido que quando uma pessoa não quer se envolver numa situação ou discutir um problema ela faz como o avestruz que enterra a cabeça na areia. Contudo, saiba que não existe comprovação de que essas aves realmente fazem isso quando tem algum sinal de perigo. Evolutivamente, falando, seria difícil uma espécie que fizesse isso sobreviver por muito tempo.
Acredita-se que esse mito teve origem no fato de que se observarmos de longe um avestruz se alimentando podemos ter a falsa impressão de que ele está com a cabeça afundada na areia já que ele engole areia e pedras para que consiga esmagar os alimentos uma vez que não tem dentes.
Autodefesa
Numa situação de perigo os avestruzes podem deitar ou se esconder deixando o seu pescoço e cabeça rentes ao chão. Contudo, esses animais também sabem se defender e podem infligir ferimentos graves em seus oponentes por meio de coices dados por suas fortes pernas.
A Reprodução
A maturidade sexual dos avestruzes se dá entre 2 e 4 anos de idade, as fêmeas se tornam maduras em torno de seis meses antes dos machos. Trata-se de uma espécie iterópara e sua estação de acasalamento se inicia em março ou abril e acaba um pouco antes do mês de setembro. A reprodução pode ter um processo diverso em diferentes regiões geográficas.
Em geral os machos usam técnicas como assobios para lutar por um harém composto por duas a cinco fêmeas. Aquele que vence a disputa pode acasalar com todas as fêmeas numa única área, contudo, somente terá ligação com uma das fêmeas que será a dominante.
–
O avestruz ou A avestruz (como é chamado em Portugal) é uma ave que não voa e tem seu nome do grego avestruz = camelo pardo por se assemelhar muito com tal animal. Chegam a pesar entre 90 a 130kg tendo sua altura entre 1,90 a 2,70 metros (machos) e 1,70 a 2 metros (fêmea) e além disso, os machos são também diferenciados das fêmeas pelas suas cores. O macho possui o pelo preto com as pontas de suas asas na cor branca enquanto a fêmea possui a penugem completamente cinza (a figura acima ilustra isso ao pé da letra).
Suas penas revestem o corpo inteiro, com excessão das patas, o que mantem sua temperatura sempre constante. Quanto à presença de dedos, o avestruz é um animal muito peculiar, pois possui dois dedos em cada pata, contando com as asas. E os olhos, são os maiores entre as aves terrestres.
É dito por aí que os avestruzes, quando estão com medo ou sentem-se ameaçados, enfiam sua cabeça na areia. Isso é uma observação que não foi comprovada até hoje, porém muitos cientistas biológicos acreditam ser um mito, já que se isso realmente acontecesse, os avestruzes seriam aves que praticamente já estariam extintas devido à sua fácil caça.
A força que essa ave não usa para tentar voar, certamente é utilizada para a corrida, sendo a ave mais rápida em terra consegue chegar a uma velocidade de 80km/h e podendo manter uma velocidade de 70km/h durante meia hora. Extraordinário.
Veja algumas imagens a mais dessa veloz ave aqui.