Ave Inhambu-Carijó

O inhambu carijó que também é popularmente conhecido como Chororozinho é uma ave que faz parte da família Tinamidae e por isso, é classificada como Tinamiforme. (ver características a seguir)

A origem grega do nome kruptus tem o significado de oculto, escondido; além de oura, que significa cauda; do latim crypturus e também brevis, temos curto; além disso, tem o que significa bico, também em latim, rostrum, rostris. O “resultado” do significado do nome fica assim – crypturus de bico curto, mas também é conhecida como uma ave cuja a cauda é escondida, é pequena e tem o bico-curto.

As Principais Características Da Ave Inhambu Carijó

Não é uma ave muito grande, a Inhambu carijó mede no máximo, 24 centímetros de comprimento. A sua cor principal é pardo ferrugem e podemos observar flancos e costas barrados. É comum ouvir dizer por conta das suas características que ela tem uma “coroa ferrugem”, enquanto as pernas são sempre num tom esverdeado. A ave Inhambu carijó é muito parecida com a Crypturellus Variegatus, sendo menor e os flancos são menos pintados.

O Que Comem As Aves Inhambu

As aves Inhambu carijó não se deu muito ao trabalho para buscar alimentos, elas comem o que encontram em arbustos baixo e também das frutas que caem do chão. Mas, o “menu” dessas aves não fica restrito somente a essas duas coisas, elas também comem botões de flores, folhas tenras, raízes, sementes e um pouco de invertebrados.

Como É A Reprodução Da Ave Inhambu Carijó

A Inhambu carijó fêmea não é a responsável pela incubação dos ovos. Depois de colocá-los, que fica responsável por protegê-los até a hora do nascimento dos filhotes é o macho. O curioso é que esse macho pode estar em um ninho incubando ovos de mais de uma fêmea. Podem ser até quatro fêmeas diferentes, as donas dos ovos. E é o macho também que cria os filhotes até que eles estejam aptos a viverem sozinhos. Para tal, os pássaros levam, em média, entre 2 a 3 semanas.

O ninho da ave Inhambu pode ser visto ou entre elevações de raízes de sustentação ou no meio da mata densa, são os lugares preferidos desses animais para esperar os seus filhotes.

Onde Vivem As Aves Inhambu Carijó

O lugar típico onde vive essa ave é na floresta da várzea. Elas gostam também do clima e da vegetação que encontram nas florestas de terras baixas, que não ultrapassem 500 metros ou 1.600 pés de altitude. Também podemos encontrá-las em pântanos e florestas tropicais.

No Brasil não podemos encontrar muitas aves Inhambu Carijó, pois elas não encontram exatamente o tipo de habitat natural que preferem. São mais comuns na Colômbia, na Guiana Francesa, na Guiana e no Peru. Podem ser vistas próximo aos rios Negro e Madeira, na faixa até o Amapá.

Sobre Os Tinamiformes

Não são somente aves, como a Inhambu carijó que pertencem ao grupo de Tinamiformes, outros animais também fazem parte. Porém, esse grupo é formado de uma única família, a Tinamidae.

No caso das aves que fazem parte do grupo, elas possuem, em comum, o fato de serem semelhantes as galinhas, por isso, são classificadas como endêmicas do neotrópico. Podem ser observadas do México à Patagônia.

Nessa extensão onde podemos observar aves do grupo Tinamiformes, podemos vê-las ocupando uma parte do Andes em até 4.800 metros de altitude.

Uma curiosidade sobre esse grupo de aves, além de habitarem nos Andes, é que no continente americano é um dos mais antigos. Fósseis atestam o tempo da presença dessas aves no continente, que indicam que elas já estavam presente no Mioceno da Argentina.

Falando das aves que fazem parte desse grupo e dessa única família, normalmente, o alimento principal são as sementes, o que não quer dizer que elas não comam outras coisas.

A Fêmea Da Ave Inhambu Carijó Escolhe O Macho

A Inhambu carijó é um bom exemplo de como se comportam esses aves em relação a reprodução. Pois é o macho que tem a obrigação da incubação e não só isso, cabe a ele cuidar os filhotes. Por outro lado, nessa “inversão” de papéis, é a fêmea que escolhe o território para família ficar, deve mantê-los protegidos e quando ainda está em busca de um parceiro para ter os filhotes, ela estimula a competição. Assim, a fêmea tem o domínio e escolhe qual o macho a fecundará, mas depois, de trata de uma relação monogâmica. Depois a fêmea coloca os ovos e espera que o macho faça a sua parte.

Sobre As Aves: Evolução

Existem inúmeros tipos de aves, mas elas começaram mesmo a se diversificar no período Cretáceo. Foi nesta época, que grupos de aves foram mudando as características que tinham em comum e dando “vida” a outras espécies. Muitas, por exemplo, foram perdendo os dentes e as formas primitivas, como Jeholornis e Archaeopteryx, tiveram mudanças mais radicais, mantendo características anteriores, como por exemplo, os ossos longos que formam a cauda.

Falando em cauda, a maioria das aves, no processo de evolução, as viram mais curtas, sendo o primeiro grupo a ter essa aparência o de Enantiornithes. Esse nome foi dado a essas aves em função dos ossos dos ombro que nas aves novas ficaram na posição contrária daquela original.

A família Enantiornithes se espalhou, passando a ocupar diversos ninhos ecológicos, até mesmo como filtradores de areia e também como granívoros, trepadores e piscívoros.

Os hábitos alimentares das aves, em geral, também foram “alterados” nesse processo de evolução. Aquelas linhagens que considerados ter avançado em maior grau, passaram a comer peixe, como por exemplo, as que estão na classe Ichthyornithes.

Nessa mudança e com adaptações para o ambiente aquático, algumas aves deixaram suas características principais de lado e mudaram completamente. No caso das aves marinhas, Hesperornithiformes e Mesozoico, esses grupos não conseguem mais voar, perderam essa característica. Porém, mesmo com mudanças tão radicais, que sofreram essas aves no processo de evolução, no caso da linhagem Hesperornithiformes, acabou se tornando aquele grupo que está mais “próximo” dos pássaros que consideramos moderno.

O Inhambu é conhecido por ser uma ave da família dos Tinamídeos. Podemos encontrar 14 espécies deste gênero no Brasil, e as espécies variam no tamanho e também na coloração.

Podem existir algumas espécies de Inhambus que possuem cor uniforme, mas outros podem ter vários desenhos de linhas de cor escura no dorso e sobre as asas. A calda ou falta, do Inhambu é representada por pernas que são curtas.

Curiosidades Sobre o Inhambu

Algumas curiosidades interessantes sobre essa ave é que o macho e a fêmea não se diferenciam muito e que cada espécie de Inhambu possui um pio diferente, mas todas as espécies emitem assobios curtos e sonoros, que são repetidos no mesmo tom ou forma-se uma escala crescente ou decrescente.

O Inhambu é uma ave que voa pouco e passa bastante tempo no solo. Alimenta-se de frutos e de sementes. Os ovos dessa espécie são lisos e bastante lustrosos, de cor verde-azulada ou da cor branca-chocolate.

A incubação e o tratamento dos filhotes é responsabilidade dos machos, e isso é uma característica diferente das outras espécies de aves, em que as fêmeas que ficam responsáveis por tais responsabilidades.

A responsabilidade das fêmeas é definir os territórios, mantê-los, atrair e competir pelos machos que irão fecundá-las e posteriormente, as fêmeas chocarão os ovos.

Ave Inhambu Carijo

Ave Inhambu Carijo

As Espécies de Inhambu

Existem 14 espécies da ave Inhambu e as espécies podem se diferenciar no tamanho e na coloração. As espécies do Inhambu são muito bonitas e encantam as pessoas.
A classificação científica do Inhambu é: A ave é do reino Animalia, do filo Chordata, da classe das Aves, da ordem Tinamiformes e da família Tinamidae.
As espécies dessa ave que se destacam são:
Inhambu-de-cabeça-vermelha (Tinamus major),
Inhambu-galinha (Tinamus guttatus),
Inhambu-anhangá (Crypturellus variegatus),
Inhambu-carijó (Crypturellus brevirostris),
Inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris),
Inhambu-de-pé-cinza (Crypturellus duidae),
Inhambu-guaçu (Crypturellus obsoletus),
Inhambu-pixuna (Crypturellus cinereus),
Inhambu-relógio (Crypturellus strigulosus),
Inhambu-xintã (Crypturellus tataupa),
Inhambu-carapé (Taoniscus nanus).

A Espécie Inhambu-Carijó

A espécie Inhambu-Carijó (Crypturellus brevirostris) pode chegar a medir cerca de vinte e quatro centímetros de comprimento. É uma espécie que habita a mata da várzea e pode ser encontrada em regiões tropicais do centro-norte do Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Colômbia.

É uma ave muito bonita e que encanta as pessoas, com suas características e com o seu belo assobio. O seu canto encanta e faz com que os humanos admirem tão belo canto.

Essa espécie, apesar de não ser uma ave de tamanho grande, sua beleza e o seu cantar são grandiosos e isso faz com que ela se torne uma ave querida e admirada. É importante que essa espécie seja preservada e que seu habitat natural seja respeitado, para que ela tenha uma ótima qualidade de vida.

Por: Érica Ap. Gomes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostei muito destes coméntarios sobre inhambu. ferreira – caxias -ma.

    jose ferreira 22 de abril de 2014 21:51
  • Queria comprar ovos de lambu em geral para criar.
    Se tiverem alguma informação fico grato

    Leonardo 2 de junho de 2015 20:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *