Ararinha Azul

A ararinha azul é um dos pássaros que corre maior risco de extinção. Essa ave é a menor entre as araras brasileiras, medindo menos de 60 centímetros. São aves belas e conseguem imitar a voz humana, o que as tornam atraentes para traficantes de animais.

Em geral, a ararinha azul pode chegar a viver por 25 anos. A ave mais velha dessa espécie viver por 32 anos, criado em cativeiro. São animais frágeis e não são mais encontradas na natureza.

A Cyanopsitta spixii, mais conhecida com ararinha azul, ou arara azul de spix, arara celeste e arara do nordeste, é uma espécie de ave que pertence a família Psittacidae .

São encontradas em matas de galeria dominadas por caraibeiras associadas a riachos, do sul do rio São Francisco ao extremo norte da Bahia.

Os registros históricos desta espécie estão localizados em Curaçá e Juazeiro na Bahia, porem com relatos de presença da ave apenas em Pernambuco.

A ararinha azul mede cerca de 57 cm de comprimento, com uma envergadura de 1,20 metros, podendo chegar a pesar entre 286 a 410 gramas. Sua plumagem é azul, variando em tons vividos e pálido ao longo do corpo. A extremidade da cauda e das asas são negras, e elas são mais longas e estreitas que as asas e cauda, das demais araras. O seu bico é inteiro negro

Alimentam-se de sementes de pinhão bravo e faveleira.

Fazem os seus ninhos em caraibeiras, em ocos naturais ou feitos por pica pau.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei fiz o meu trabalho e tirei um 10! adorei<3

    julia 15 de abril de 2014 23:03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *