Aracuã-de-Sobrancelhas

Aracuã de sobrancelhas, nome que serve para identificar uma ave, que assim como as demais que fazem parte da mesma família, vive em grupos. Ressaltando que o aracuã de sobrancelhas faz parte da família Cracidae (mais a frente falaremos sobre suas características) e é classificada como uma ave galiforme ( outra característica que será vista no decorrer o texto).

Quando o assunto é se movimentar as aves aracuã de sobrancelhas são bem “ecléticas”, de pequenos voos, passando por saltos, elas também vão até o solo para mexer entre as folhas. Infelizmente, se trata de uma espécie que está ameaçada por mais de um motivo. O primeiro deles é pela caça, o segundo que o seu habitat vem sendo destruído.

A aracuã de sobrancelhas também tem um segundo nome popular pelo qual é conhecida que é aracuã pequena. Falando em nome, o significado do seu vem do latim “superciliaris” – supercilium – sobrancelhas e do grego “ortalis” – galinha. O que resulta galinha com sobrancelhas.

Sobre suas características é uma ave que em média, mede 42 centímetros de comprimento, as suas penas tem a parte central na cor pardo oliva, enquanto as penas da parte de fora são castanhas. Desse gênero, a aracuã de sobrancelhas é a menor de todas as aves.

A Alimentação, Reprodução, Hábitos e Habitat

Não é um mero acaso que a ave aracuã de sobrancelhas vá também ao chão. Neste momento, eela setá procurando o que comer, como folhas, sementes, frutos e invertebrados. “Ingredientes” que fazem parte da sua alimentação.

Falando dos seus hábitos, essa ave vive em grupo, porém, pequenos. Juntos eles vão pulando de galho em galho, passando pelos ramos, possuem uma grande facilidade de superar emaranhados dos vegetais, passam sem problemas.

Seu habitat natural é a floresta estacional decidual, mas também gostam de ficar na borda da floresta desde que tenha matagais e seja úmida. Outra opção de moradia é a floresta de várzea e no estrato médio de florestas baixas nas suas bordas, nas florestas de galeria e palmeiras.

A reprodução da ave aracuã de sobrancelhas é de três ovos por vez que possuem a cor branca com algumas manchas. O período que elas estão se reproduzindo é entre dezembro e fevereiro e para receberem os seus filhotes fazem ninhos em árvores pequenas usando gravetos, ramos e folhas secas.

Sobre a Família Cracidae

Como já sabemos a ave aracuã de sobrancelhas faz parte da família cracidae e quando uma espécie é incluída em um grupo significa que ela tem as mesmas características que os demais animais que também estão dentro dele.

Todas as aves que fazem parte dessa família são conhecidas no Brasil como mutum, aracuã, ou jacu. São grupos que as espécies estão predominantemente nas zonas subtropicais e tropicais da América do Sul, na América do Norte indo até o México e na América Central.

Elas têm algumas características dos seu parentes mais distantes, que são os perdizes da Europa e da Ásia e os faisões. Porém, tirando a semelhança morfológica, a principal diferença com esses “primos” é o habitat, pois preferem aquele campestre. Outra diferença está na alimentação, que mais frugívora e menos granívora.

Falando em alimentação, todos os membros da família cracidae são considerados ótimos dispersores de sementes, o que os inclui na lista dos que têm papel fundamental, nesta direção. Isso significa que eles ajudam fazer com que as sementes de árvores e plantas cheguem em outras, o que ocasionará a germinação. Por isso, a tendência é que essas árvores auxiliem a regenerar a floresta, mas por outro lado, existem outros animais que fazem o contrário, são predadores de sementes.

Porém, dentro da família existem algumas espécies que acabam destruindo quando estão diante da sua flor preferida e isso faz com ela não consiga formar os seus frutos. Isso acontece muito com as floresta da tabebuia, que está entre as que os jacus mais gostam.

Os cracídeos em geral e não somente as aves aracuã de sobrancelhas correm o risco de extinção, pirncipalmente, porque são muito caçados. Segundo alguns estudos, populações de índios e até mesmo camponeses, caçam essas aves para se alimentar, que seria a principal fonte de proteínas desses grupos.

Além da caça não sustentável, o segundo problema é a destruição que o habitat dessas aves vem sofrendo.

Aves Galiformes

As aves galiformes, grupo que faz parte o aracuã de sobrancelhas tem como principal característica o fato de ficarem entre pequeno e médio porte. O peso delas fique entre 250 gramas e não vai além de 10 quilos. São arredondadas, bem robustas e possuem pequenas asas.

Dentro desse grupo é muito comum encontrar aves com ornamentos na cabeça, que pode ser cristas coloridas ou papos.

Além disso, entre elas algumas possuem dimorfismo sexual, podendo chegar ao extremo.

Porém, quando o assunto é cauda, dentro desse mesmo grupo é possível observar as mais diversas, com variação que vai de quase nem ter a ser muito grande, isto é , o tamanho.

Falando um pouco sobre a reprodução, também é variada entre as aves do mesmo grupo. A reprodução pode ser sedentária ou migratória, gregária ou solitária. Alguns grupos vivem de forma organizada, enquanto outros, preferem estar separados a maior parte do tempo. Porém, quando espécies de aves galiformes vivem em grupo, se percebe uma estrutura social entre os animais.

Sobre Alimentação E Taxonomia

Falando da alimentação das aves que pertencem ao grupo de galiformes, basicamente elas comem: pequenos invertebrados e muito vegetal, o que faz com que elas sejam importantes para a dispersão das sementes, como foi falado anteriormente. Não somente o aracuã de sobrancelhas faz esse trabalho, mas outras aves que fazem parte do mesmo grupo também, mesmo sendo de outra espécie.

Por outro lado, também servem de alimento para outros grupos, que são: os carnívoros, as serpentes e as aves de rapina.

Já para o homem, as espécies de galiformes domesticados servem para se obter ovos e também a carne para consumo.

Ao todo existem 107 espécies de galiformes e todas elas, segundo a IUCN, estão ameaçadas de extinção, ou por causa da caça ilegal ou por que o seu habitat está sendo destruído.

Os galiformes estão divididos em 5 famílias, mas devido a extinção, a expectativa é que elas se reduzam somente a 3 e uma das que sumirá é a Cracidae, que faz parte a ave aracuã de sobrancelhas. Sobrariam somente a Numididaee, a Phasianidae e a Odontophoridae.

Ortalis superciliaris mais conhecido como aracuã-de-sobrancelhas é uma espécie de ave galiforme que pertence a família dos Cracidae. Essa espécie pode ser encontrada apenas no Brasil, entre o Piauí e o Belém.

O Ortalis Superciliaris é encontrado com maior freqüência em florestas tropicais húmidas de baixa altitude ou subtropicais, florestas secas tropicais e matagal húmido subtropical ou tropical.

Esta espécie é apenas mais uma entre as demais consideradas ameaçadas de extinção, devido ao fato de estar perdendo grande parte do seu habitat natural, que está sendo destruído pelo homem.

O aracuã-de-sobrencelhas chega a mede aproximadamente 42cm de comprimento e se alimentam de brotos e folhas, na maioria das vezes, indo ao chão para pegar os frutos.

Essa espécie costuma fazer seu próprio ninho em densos emaranhados de cipós. Vive em bandos, porém com números pequenos de aracuã e pulam entre os ramos, caminham pelos galhos das árvores e passam facilmente entre os emaranhados da vegetação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *