Alma de Gato

O alma de gato tem vários outros nomes na cultura popular em todo o país, é também conhecido como crocoió, maria-caraíba, oraca, meia-pataca, pato-pataca, pataca, picuã, piá, alma-de-caboclo, atibaçu, alma-perdida, atingaçu, atingaú, atiuaçu e chincoã. O alma-de-gato (Piaya cayana) é uma ave cuculiforme da família Cuculidae, encontrada em matas e cerrados, do México à Argentina, bem como no Brasil. Ultimamente o alma de gato pode ser encontra em lugarem com muitas arvores e também em jardins grandes e parques pois ele é um passaro que não tem medo da agitação, e costuma se encontrar muito desses passaros em grandes centros urbanos como São Paulo, especialmente nos bairros nobres onde tem grandes jardin com uma vasta quantidade de comida e abrigo para eles.

Passaro

Porque Alma de Gato?

Ele é conhecido como alma de gato por ter um canto parecido com o gemido de um gato e o que torna mais admiravel esse pequeno animalzinho é sua impressionante habilidade para voar rapidamente e silencionamente, entre galhos e sobre nossas cabeças.

Com plumagen meia ferruginea nas partes superiores, ventre meio escuro, peito acinzentado, cauda longa, escura e com as pontas claras, ires avermelhada e bico amarelado, ele se alimenta basicamente de pequenos insetos e que ficam nas arvores e no chão das florestas, jardins, e no cerrado onde se encontram variedades de insetos para sua alimentação, uma ave que gosta de planar,e para isso apresenta duas caudas, uma interna e a outra externa.

Voar

O alma de gato faz seus ninhos em arvores em forma de panela rasa, com pequenos galhos e que são entrelaçados froxamente entre eles mesmos. A femea do alma de gato coloca aproximadamente 6 ovos que devido ao aspecto da casca se torna um pouco peculiar. A dupla de pássaros ou seja o macho e a femea se revezam para cuidar dos ovos durante a incubação que dura 14 dias quando depois quando os filhos nascem na alimentação deles todas as tarefas são divididas organizadamente o que parece uma ironia vindo de um bicho irracional como um passaro. Como um bicho pode se organizar assim e nós, seres racionais, as vezes não conseguimos nos organizar assim. Os filhos permanecem no ninho cerca de uma semana e ficam mais duas semanas na dependencia do pai e da mãe. Ela quase nunca desce ao chão assim dificultando sua visibilidade, anda sempre em pares e dificilmente sozinha ou sem nenhum companhaireo, normalmente anda 3 ou 4 aves juntas.

Isso é um pouco da alma de gato que é um passaro muito interessante e bonito de ser observado e cuidado, por isso temos que manter nossas matas e tambem ter arvores em nosso pátios e jardins, para que possamos cada vez mais olhar esse animalzinho e admirar a beleza do mundo animal.

Floresta

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *