A Diversidade de Aves na Amazônia

A incrível biodiversidade da Amazônia é reconhecida mundialmente, trazendo diversos pesquisadores e estudiosos que buscam desvendar e catalogar todas as espécies da fauna e da flora que encantam o mundo inteiro, destacando-se o estudo das aves, realizado por cientistas e também por pessoas leigas.

Fotos

Ornitologia

A ornitologia é uma ciência do ramo da biologia que pesquisa e estuda as diferentes espécies de aves dos diferentes biomas, analisando suas características físicas e particularidades, como forma de vida, alimentação, reprodução, e assim as classificam em categorias, ordens e famílias. As aves por sua diversidade de tamanhos, cores e seus melodiosos cantos encantam muitas pessoas, e assim muitos leigos também passam a estudar informalmente suas características e acabam por auxiliar os ornitólogos no descobrimento de novas espécies e na observação das espécies já catalogadas.

Desmatamento no Brasil

Espécies Catalogadas e Novas Descobertas

Com cerca de 1,7 mil espécies de aves catalogadas, o Brasil é o terceiro país do mundo em número de aves, sendo que em primeira colocação está a Colômbia e em segundo o Peru. Na região da Amazônia já foram catalogadas cerca de 1,3 mil espécies e novas observações realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia afirma que esse número de pássaros conhecidos pode dobrar depois das últimas expedições do pesquisador Dr. Mario Cohn-Haft que ao escutar e gravar o canto de diversas aves na mata percebeu que mesmo com a aparência semelhante, muitos pássaros possuíam o canto diferente. A partir daí o Instituo passou a analisar o DNA destas aves e constatou que são diferentes e portanto são espécies distintas. Essas novas aves na sua maioria pertencem a famílias e ordens já conhecidas, mas são espécies diferentes e devem ser catalogadas, aumentando significativamente o número de aves da Amazônia e do Brasil. 

A Diversidade de Aves na Amazônia

Espécies Endêmicas e Preservação

Das espécies de aves conhecidas e catalogadas no Brasil e na Amazônia, os ornitologistas afirmam que cerca de 200 espécies são endêmicas do Brasil e da Amazônia, ou seja, vivem exclusivamente nessas regiões, não sendo encontradas em outros locais. A riqueza da diversidade das aves da fauna brasileira se deve principalmente as grandes formações vegetais da mata atlântica e da floresta amazônica, ambientes que vem sendo formado durante milhões de anos, resultando em um ambiente de alta complexidade e riqueza de recursos e nichos ainda inexplorados, abrigando uma grande variedade de aves e de outras espécies de animais.

A preservação desta fascinante riqueza natural, rica em cores e sons é responsabilidade de todos nós, pois tanto as aves quanto todos os outros sistemas da flora e da fauna enfrentam ameaças. A destruição ambiental atinge as florestas e os demais ecossistemas, resultando na diminuição do número de espécies e aumentando o número de espécies em risco de extinção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bela descuberta uma melhor q a outra sempre descubrindo belas coisa

    Jeferson 1 de março de 2012 20:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *