Na mitologia grega Tritão é um deus marinho que tem forma metade humana e metade peixe sendo filho de Poseidon e Anfitrite, porém, essa nomenclatura também se refere a um animal. Basicamente recebem o nome de Tritão todos os anfíbios que fazem parte da subfamília Pleurodelinae (família Salamandridae). Não são tritões as salamandras conhecidas como ‘verdadeiras’.
O ponto em comum que os animais que recebem esse nome têm é o de permanecer por um longo tempo em águas doces no seu período reprodutivo. Esses animais podem ser encontrados na América do Norte, Europa, Ásia e norte da África. Embora guardem muitas semelhanças visuais com lagartos, os tritões, se diferenciam deles por não ter escamas, por apresentarem hábitos aquáticos, não ter unhas e se locomover como peixes.
Características de Tritões
A aparência dos tritões é semelhante a de lagartos, contam com quatro membros que possuem o mesmo tamanho. Esses animais apresentam ainda uma cauda distintiva. Esses animais possuem a habilidade de regenerar membros ou órgãos a partir da diferenciação das células do local afetado.
Alimentação do Tritão
A base alimentar dos tritões consiste em insetos e artrópodes como aranhas, por exemplo. Trata-se de um animal carnívoro.
Reprodução do Tritão
Para os machos de muitas espécies de tritões a época reprodutiva é também uma época de mudanças. O corpo se adapta para a atração das fêmeas, alguns indivíduos se tornam mais coloridos se tornando mais vistosos enquanto outros passam a ter membranas interdigitais nas suas patas de maneira que podem nadar com mais agilidade realizando movimentos que espalham os seus ferômonios na água.
Os feromônios são muito importantes para o processo reprodutivo da espécie, a partir do momento que os machos liberam essas substâncias na água as fêmeas se tornam mais receptivas para o enlace. O mais interessante é que os feromônios são transferidos entre machos e fêmeas sem que haja contato físico entre eles. Porém, algumas espécies de tritões precisam do contato físico para que aconteça a transferência dos feromônios. A fecundação é interna e em alguns casos o macho realiza uma grande exibição para que a fêmea demonstre interesse. Em boa parte das espécies os machos esperam um contato da fêmea como uma permissão para que possam realizar a fecundação.
Tritão Tóxico
Uma das características mais marcantes dos animais chamados de Tritão é a capacidade de alguns indivíduos produzirem toxinas por meio de secreções da pele como mecanismo de defesa contra predadores. Um exemplo de Tritão bastante venenoso é o Taricha da América do Norte que produz uma toxina chamada de Tetrotoxina que em determinada quantidade pode levar um ser humano a óbito. Para que esse tipo de toxina afete uma pessoa é necessário que ela penetre no organismo sendo ingerida ou por meio de lesão cutânea.
Diferenças entre Tritão e Salamandra
Para os leigos pode parecer difícil entender quais são as diferenças que existem entre tritões e salamandras. Os autores de biologia costumam se referir como salamandras aos animais dos gêneros: Salamandra, Chioglossa, Mertensiella, Lyciasalamandra e Salamandrina. Comparativamente os tritões passam mais tempo dentro da água do que as salamandras.