Quando pensamos num tipo de vida que é realmente resistente e forte não há como não pensar diretamente nos insetos. Trata-se de uma classe de animais que conta com bilhões de indivíduos espalhados por todo o planeta e que consegue sobreviver nos mais diversos tipos de clima e habitats.
A vida dos insetos, ao contrário do que muitos pensam, tem uma grande importância no ecossistema da Terra como um todo. Cada espécie tem uma função dentro do quadro evolutivo do planeta. Além disso, esses pequeninos animais dão muito duro todos os dias, isso em vista de que alguns não vivem nem um mês inteiro para contar a história.
Os Velhos Insetos
Não é exagero dizer que os insetos são animais muito resistentes, pois para se ter uma ideia, eles estão na Terra há milhões de anos. Trata-se de um tipo de animal que conseguiu se adaptar às variações mais bruscas de clima e habitat. Os primeiros insetos surgiram há mais de 500 milhões de anos, ou seja, esta é uma das classes mais antigas sobre a face do planeta.
Atualmente, existem contabilizadas milhares de espécies, dentre as quais estão as abelhas, moscas, besouros, formigas, vespas e muitas outras. Ainda existe um sem número de espécies que não foram devidamente catalogadas pelo ser humano.
Características dos Insetos
Não podemos falar sobre a vida dos insetos sem ter o conhecimento de algumas de suas principais características. Apesar de existir uma boa variedade de divisões entre os insetos, podemos dizer que todos têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. Na maior parte dos casos, possuem 6 patas e alguns contam com duas ou quatro asas.
Os olhos são a parte mais interessante, pois na maioria dos insetos são dois, compostos por vários outros olhos. A respiração é feita através de orifícios pequenos, presentes na sua pele. As antenas são a forma de captação de olfato desses animais.
A Difícil Vida dos Insetos
A vida dos insetos não é tão fácil e simples como estamos acostumados a imaginar, na verdade, muitas das espécies passam por vários estágios até chegar ao total amadurecimento. Ótimos exemplos disso são as borboletas, que antes de serem os belos insetos que conhecemos passam pelo estágio de ovos, larvas e crisálidas.
Alguns insetos, como abelhas e formigas, vivem num tipo de sociedade organizada, de forma hierárquica e complexa. O ponto alto dessas sociedades é a organização, pois cada componente da colmeia ou formigueiro tem a sua função.
Outro “estilo” de vida de insetos que é interessante é o dos chamados “insetos folhas”. Um exemplo desse tipo é a barata, cujo nome se dá pelo fato de que o animal fica parado no mesmo lugar o dia todo, saindo apenas durante a noite para encontrar alimento. Em geral, esses são insetos de regiões tropicais do planeta.