Um grande problema ecológico e também político no Brasil é o trafico de animais silvestres, principalmente determinadas aves da região amazônica, que hoje já se encontram em extinção pelo fato desse elevado tráfico.
Muitas entidades e órgãos não-governamentais completam o IBAMA no sentido de apoiar as causas, e conseqüentemente a elevação da proteção nas matas, evitando que o tráfico aumente e os animais realmente desapareçam.
Entre todos os tipos de tráfico, o de animais é a terceira atividade com maior produção e dinheiro sujo que se movimenta no país.
É importante ressaltar que o tráfico de animais silvestres é grande no Brasil devido justamente a grande diversidade de animais e espécies, desde peixes com matanças ilegais, até aves mais raras, mamíferos, insetos, entre muitos outros.
Acredita-se que o tráfico interno nas regiões atingidas seja feito por caminhoneiros, viajantes, motoristas de ônibus, que aproveitam a viagem para ganhar dinheiro ilegalmente com cargas de animais capturados vivos.
Toda Ajuda é Sempre Bem-Vinda
Para o combate de qualquer tipo de tráfico, desde o de droga, arma ou mesmo o tráfico de animais é necessário que as pessoas que vejam tais cenas denunciem de forma anônima pelos telefones disponíveis pela polícia local.
Certamente a polícia ambiental ou florestal existe para que a matança e desaparecimento desses animais silvestre diminuam.
Em caso de alguma cena estranha com caminhões ou mesmo outros veículos carregados de animais, o disk-denúncia é fácil e você pode realmente salvar vidas de animais, que não tem como se defender das maldades dos seres humanos.
Além é claro que a denúncia contribuiu para que a população se uma aos órgãos responsáveis e polícia para o combate do tráfico. Lembrando que a ajuda também vem quando as pessoas não fazem comércio de animais antes de verificarem seu registro juntamente com o IBAMA.
Principais Destinos dos Animais
Os animais silvestres que são clandestinamente capturados nas matas brasileiras, geralmente a região Norte ou Nordeste são vendidos ilegalmente e com maus tratos em feiras livres na região sudeste.
Para se notar o tamanho da gravidade desse tráfico a rota para esse comércio quase atravessa todo o país pelas rodovias federais, onde realmente a fiscalização ainda é falha.
Já para as vendas internacionais os planos dos traficantes são em mais elaborados e exigem regras e esquemas para que os planos dêem certo. Assim os animais que são levados para fora do país são vendidos a preços muito maiores em pets-shops, principalmente da Europa e Ásia.
Contudo grande preocupação deve estar também com os animais que são mortos ilegalmente para a fabricação de produtos humanos, como as cobras e jacarés, que tem sua peles arrancadas para a fabricação de sapatos, bolsas, que são comercializadas nacionalmente e internacionalmente por preços absurdos que os traficantes ganham com o sofrimento dos animais.
nossa