Tecnologia de Células Animais

O que são células?

Células são as unidades básicas de funcionamento da vida. Elas foram descobertas pelo cientista experimental inglês Robert Hooke em 1665.
Ele observou com a ajuda do microscópio vários seres vivos e percebeu que todos eram formados por unidades de vida muito pequenas – é a menor porção de vida existente de um ser.
Após mais de três séculos de estudos sobres os organismos vivos, várias classificações e vários ramos de pesquisa foram desenvolvidos fazendo o uso do estudo celular.
A palavra célula vem do latim cellula que significa “quarto pequeno”. Esse termo foi usado pela primeira vez justamente quando Hooke publicou um livro em 1665 onde ele mostrava seus estudos que comparava os pequenos pedaços de uma rolha aos pequenos “pedaços” dos organismos vivos.

Celulas Animais

Classificações:

A célula animal se diferencia das células dos vegetais. As células animais não possuem parede celular e nem plastos – que são partículas encontradas nas células de plantas e de algas.
Classifica-se as células como células eucariontes ou células procariontes.
Todo ser vivo é formado por células: desde o ser humano que possui cerca de 75 trilhões de células em um homem adulto, até as bactérias, que são formadas de uma única célula. Classificam-se respectivamente por seres multicelulares ou pluricelulares e seres unicelulares.

Bacterias

Células animais – organismos eucariontes:

Os animais possuem – diferentemente das plantas e algas – um organismo formado por células eucariontes (células eucarióticas), (do Grego, eu – verdadeiro + káryon – núcleo).
As células animais são formadas pela carioteca, uma membrana celular que delimita o espaço de cada componente da célula.
O núcleo celular é extremamente organizado em 13 partes sendo elas: núcleo, carioteca, ribossomos, vesículas, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, microtúbulos, mitocôndrias, vacúolo, citoplasma, lisossomos e centríolos.

O uso de células animais em pesquisas:

O Laboratório de células animais (LCA), vem desenvolvendo trabalhos juntamente com outras instituições de ensino e pesquisa utilizando as células animais.
É feito o cultivo dessas células em laboratório em grande escala e há uma investigação sobre os possíveis usos terapêuticos, usos na agricultura e diagnósticos de doenças.
Tecnologias que prevêem a fabricação de vacinas, o controle de pragas e produtos medicinais vem se desenvolvendo através dos anos com muito sucesso.
No TCA – Laboratório de tecnologia com células animais – através da integração de várias ciências (biologia molecular, bioquímica e fisiologia), são estudados as propriedades dos produtos feitos com as células animais.
São produzidas proteínas farmacêuticas, desenvolvem-se vacinas, e mais complexamente, o uso de células cultivadas para desenvolvimento de novos tecidos.
No livro “Animal cell technology: from biopharmaceuticals to gene therapy (Tecnologia de cultivo de células animais: de biofármacos a terapia gênica)” estão reunidos estudos sobre as células animais de 43 pesquisadores de vários países que vem contribuindo para um avanço cada vez maior na tecnologia celular.

Pesquisas

Por Carol C.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *