Existem vários tipos de suplementos veterinários no mercado, desenvolvidos especialmente para atender às necessidades dos animais e não de humanos, como são usados com muita frequência. Alguns suplementos são usados também como substância antivermes em animais.
Muitos jovens estão internados, muitos deles em coma, por causa de injetar no organismo esses tipos de suplementos em doses altíssimas. Talvez seja por falta de informação ou conhecimento, mas na maioria das vezes os jovens sabem dos riscos e mesmo assim pensam que vão conseguir aqueles músculos desejados por meio do uso dessas substâncias.
Em muitos suplementos já consta descrito na própria embalagem o que contém no produto, como vários tipos de vitaminas. Um exemplo é o A-D-E injetável emulsificável, bastante conhecido devido às suas propriedades, como vitamina A, E e D3, além de aumentar as reservas hepáticas.
Esses tipos de suplementos são indicados para equinos, bovinos, suínos, coelhos e caprinos, sendo que estão longe de causar qualquer benefício ao ser humano. São indicados em casos de auxílio a tratamentos de doenças infecciosas, aumento da resistência a infecções, suprir necessidades vitamínicas e prevenção de doenças. Para cada tipo de animal existe uma dosagem certa e o modo de aplicação também, podendo ser por via intramuscular ou subcutânea. Vale lembrar que dependendo do suplemento, ele não pode ser aplicado em cachorros e gatos.
Essas substâncias não possuem a capacidade de promover o anabolismo (desenvolvimento muscular), e pelo contrário, causam a morte dos tecidos adjacentes. Muitas vezes o organismo não é capaz de controlar os processos decorrentes do uso da substância devido à presença do óleo, que destrói os tecidos e leva ao comprometimento de toda a região. Isso acaba em uma cirurgia de remoção dos tecidos mortos, e em casos piores, à amputação.
Normalmente, são injetados em panturrilhas e bíceps. As aplicações são feitas sem nenhum conhecimento, muitas vezes atingindo ramos do sistema circular, nervos, artérias e veias. Dependendo de onde estão os nervos, pode causar uma paralisia irreversível na pessoa.
Levando em conta todos os riscos causados pelos suplementos de animais usados nos humanos, não restam dúvidas de que esse tipo de busca do corpo bonito é loucura. É mais fácil e ideal ficar com o corpo feio (risos). Na verdade, é melhor fazer o uso dos produtos certos e recomendados para humanos, deixando os de animais para os animais.