Ração para Cavalo

Veja quais os melhores tipos de ração para cavalo.

Os cavalos são animais que muitas pessoas criam em sítios, chácaras e fazendas por serem grandes e precisarem de espaço para se movimentar. Por ser um animal de grande porte e poder aguentar o peso de uma pessoa em cima dele muitas vezes, precisa de uma alimentação balanceada que dê a ele todos os nutrientes necessários para se desenvolver e fortificar seus músculos, assim como o resto da fisiologia de seu corpo para ter uma vida longa e viver bem e com saúde.

Veja aqui sobre ração para cavalo com nossas dicas para aprender a como alimentar estes animais, que muitas vezes estão próximos ao nosso convívio.

A nutrição do cavalo

Racao para Cavalo

Racao para Cavalo

A nutrição equina geralmente recebe muitos mitos e curiosidadesa a respeito, e uma regra super básica para calcular a quantidade de alimento que o cavalo deve ingerir é entre 2 e 2,5% de seu peso corporal total. Por exemplo: um cavalo de 500 kg deve receber por dia cerca de 10kg de alimento.

A ração deve conter proteína em cerca de 10 a 15 %, pois mais do que isso faz com que o cavalo aumente de temperatura e não esteja dentro dos parâmetros fisiológicos para realizar suas diversas atividades. Na ração insutrializada que está no mercado, é importante ver o que tem em cada uma, exatamente.

A maioria tem carboidratos, lipídeos e proteínas em sua composição, mas algumas contém minerais e vitaminas, cálcio, ferro, fósforo, magnésio que são ideais para a homeostasia do equino.

O que deve estar na dieta de um cavalo

As gorduras podem ser incluídas no cardápio do cavalo com cuidado, apenas para que ele mantenha seu peso ideal ou tenha que haver mais estoque para gerar energia. A ração para cavalo deve ser dada em 3 ou 4 doses por dia, e a fibra deve ser colocada sempre em tempo diferente da ração. A fibra é conseguida quando o cavalo se alimnta de capim, feno e alfafa.

As gramíneas e fibras devem estar perto do cavalo no solo para não este não ter problemas de mastigação e de postura, devido a um jeito diferente de permanecer por muito numa determinada posição. Porém, deve ser fresca, se possível plantada no terreno para a alimentação.

Os suplementos alimentares também podem ser dados aos cavalos atléticos, e no caso dele ter uma atividade do tipo pesada é só adicionar vitamina E e também o selênio para evitar doenças no músculo do animal.

Os diferentes tipos de cavalo, além de terem a quantidade de alimentação especificada por seu peso podem ter um acréscimo de quantidade de ração pelas atividades que desempenham, pois um cavalo de corrida, por exemplo, precisa de muito mais alimento do que um simples cavalo que faz o transporte de pessoas por um curto intervalo de tempo.

Se você tem um cavalo e deseja saber informações mais precisas sobre ele, é bom que procure um veterinário especialista em equinos para que o profissional faça uma avaliação e determine uma dieta para que seu cavalo tenha tudo o que precisa para o desenvolvimento de suas funções.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *