Embora sempre seja associado às rinhas de cães, e por isso considerado um cachorro bem agressivo, a raça Bull Terrier não é especificamente um cão de briga. A ligação com as brigas tem origem nos cruzamentos que deram origem a essa raça.
Os antigos buldogues ao serem cruzados com cães mais ágeis apresentavam as características perfeitas para as rinhas, seja pela força física como pela resistência. A estrutura física musculosa, rígida e com bastante postura também ajudava a criar a má fama da raça. É daí que surge o apelido de gladiador, mas que na verdade o animal pode ser um dos mais amáveis para se ter em casa, tudo depende da criação.
Alguns estudiosos e defensores da raça não acreditam nessa versão da história e defendem que a raça foi criada artificialmente, sim, mas com o intuito de participar de concursos de beleza. Estes cachorros ficam de fato belos quando são bem cuidados.
A semelhança com os cães Pit Bull gerou muitos problemas aos Bull Terrier, já que facilmente as pessoas associam as características físicas de um a do outro. A cabeça ovoide, as orelhas curtas e retas, o tamanho achatado e a estrutura óssea e muscular, de fato, lembram muito o outro Bull. Entretanto, o Terrier, ao contrário do Pit, não costuma ser utilizado nas brigas de cães e nem treinados para agredir.
A raça é típica da Grã Bretanha e possui características físicas consideradas como ideias pelos criadores. O pelo branco, liso e denso, os olhos pretos ou castanhos escuros e estruturas físicas bem definidas são alguns dos principais traços da raça.
Os criadores costumam descrever o comportamento dessa raça como carinhoso, atencioso e companheiro, sem grandes desvios de conduta. Embora ele seja, pela combinação das raças, geneticamente mais surdo que os outros cães, o Terrier costuma arrancar elogios dos donos, muito longe dos aspectos violentos e agressivos que o senso comum o atribui.
Uma pesquisa publicada a respeito da obediência dos cães alega que o cão da raça Bull Terrier esteja em 66º em uma escala de 79 cães, o que seria um número consideravelmente ruim. Porém, pelo que se percebe, os que assumem o desafio de criar um Terrier não reclamam já que são animais lindos e bem amigos do dono.
Mais importante do que todos os traços genéticos e de raça, é sempre bom lembrar que o comportamento dos animais depende necessariamente do tipo de tratamento que lhe é dado e a forma como ele é criado. Inevitavelmente, um cão que recebe agressões e tratamento violento, terá reações agressivas também. Uma vez que o animal receba atenção, carinho e bons tratos, o reflexo será em companheirismo, amizade e lealdade e essas sim são características naturais de um cão.
bom dia gostaria que voces me ajuda se a comprar um bull terrier meu sonho e ter um cachorro legal como esse