Atualmente muitos estudos vem sendo realizados, a partir do interesse de se querer saber mais sobre a psicologia dos animais, dessa forma, a psicologia animal vem se tornando um grande foco de estudos para especialistas. A psicologia animal tem por objetivo, promover o conhecimento sobre os animais, sobre a sua comunicação, cognição e a relação humano-animal, que são aspectos muito importantes para se compreender e manter uma boa relação com um animal. Uma das maiores contribuições desse ramo psicológico é o fato de que os estudos feitos sobre os animais ajudam a compreender algumas perguntas relativas à psicologia humana, e portanto, é uma área de extrema importância.
Visão Behaviorista
Muitos cientistas de épocas passadas acreditavam que os animais eram máquinas impessoais que serviam apenas para experiências cientificas, e que se fosse oferecido a esses animais estímulos, conseguiriam obter algumas respostas. Descartes um grande filósofo francês, acreditava que o animal não passava de uma máquina com aparência de um ser animado, movido por meios mecânicos ou eletrônicos. Assim, quando um animal geme, não é uma queixa, é apenas o ranger de um mecanismo que funciona mal, igual a roda de um carro com a pastilha de freio desgastada. O mesmo que comparar os gemidos de um cachorro dissecado vivo num laboratório com o ruído de uma peça mal lubrificada. O Behaviorismo foi uma escola dominante, em que se tentava explicar o comportamento animal e humano. Os cientistas dessa escola acreditavam que os animais nascem como uma “página em branco” sobre a qual o acaso e as experiências irão escrevendo suas mensagens. Assim, essa visão Behaviorista em que o animal servia apenas para experiências e era um ser autômato, predominou durante muito tempo.
A Psicologia Animal Hoje
A Psicologia tem por objetivo estudar os fenômenos psíquicos e do comportamento. Entende-se por comportamento uma estrutura vivencial interna que se manifesta na conduta. O comportamento animal é a atuação dos diferentes tipos de animais. A psicologia Animal irá estudar as leis que regem os comportamentos dos animais e assim contribuir para um maior entendimento da sua psicologia.
Os Donos
É extremamente importante, que principalmente os donos de animais tenham conhecimento de tal área, pois assim ele irá conseguir desenvolver ao máximo o potencial do animal, fazendo com que ele seja obediente, participativo, diferenciado e dessa forma, ele terá prazer em conviver com um animal, pois conhecendo e entendendo a sua psicologia facilitará ao máximo o convívio entre homem e animal. A Psicologia Animal hoje vem se desenvolvendo e crescendo a cada dia, pois especialistas da área vem fazendo vários estudos pertinentes a psicologia dos animais, e esses estudos são importantes, pois oferecem informações de como conviver, cuidar e respeitar esses seres que merecem todo o nosso respeito e cuidado.
Por: Érica Ap. Gomes
Olá Érica. faz algumas horas q eu estou estudando sobre o “Behaviorismo” mais sua definiçao foi bastante esclarecedora. Eu sou estudante de psicologia, e tenho uma GRANDE paixão por animais, especificamente os cachorros. Gostaria muito de atuar nessa área, mas não sei como fazer isso sem sair da minha. Eu pretendo fazer ciências biológicas assim q eu a terminar minha faculdade. eu acredito verdadeiramente em psicologia animal mas estou bastante perdida em quanto a esse assunto, e gostaria muito de algumas dicas. Obrigada pela sua atenção.