Pode Comer Tatu?

Essa pergunta feita no título é uma pergunta considerada um tanto quanto abstrata e a sua resposta pode e deve levar em consideração diversos fatores. Se fosse preciso dar uma resposta direta, uma resposta simples e que fosse também objetiva ela seria, não, não pode comer tatu, primeiramente porque a caça e o consumo de animais silvestres são proibidos por lei em todo o território brasileiro.

Segundo porque essa prática pode levar a contaminação das pessoas com doenças letais e terceiro porque isso contribui de forma muito intensa com o agravamento da situação das espécies de tatus no Brasil, a qual é uma situação de ameaça de extinção para quase todas as variedades de tatus existentes tanto no Brasil como fora do país, mas vamos aos esclarecimentos por partes, abordando cada um dos motivos indicados acima.

Caça de Tatus no Brasil

O primeiro tópico a ser considerado aqui é referente a caça de tatus no país, isso porque esses animais são classificados como animais silvestres e na lei brasileira é estritamente proibida a caça ou qualquer tipo de ameaça à vida de um animal silvestre.

Essa lei está presente no artigo de número 29, especificamente na lei 9.605/98 da constituição brasileira e ela consta na parte que diz respeito a crimes cometidos contra a fauna do nosso país. A pena para quem cometer esse crime varia entre alguns meses de prisão, reclusão em prisão a até um ano e meio dependendo das condições de flagrante, fora isso ainda há uma multa ambiental e de depredação da natureza do Brasil que é cobrada dos bandidos.

O que acontece é que muita gente ainda um pouco selvagem considera uma atividade engraçada promover a caça desses animais, infelizmente esse tipo de ação costuma ser gerado por falta de estudo e por causa da ignorância principalmente por ignorância cientifica, hoje em dia a informação está disponível o tempo todo na internet, não é nem preciso que se leia livros sobre o assunto para entender o porque isso é crime.

O tatu é um animal essencial para a manutenção da saúde e do equilíbrio dos solos nos mais diferentes habitats, a sua caça extensiva que acontece a muitos anos já prejudicou muitas regiões com questões de erosão, de falta de fertilidade ou até por motivos de perda da força da estrutura dos solos, entre outras coisas.

Muitas vezes as pessoas vão vendo o solo sendo empobrecido e acabam não entendendo o que está acontecendo naquela área, na verdade o que acontece é que as espécies essenciais para a natureza estão em números menores, dessa forma não há o que esperar além de uma perda constante de fertilidade e consequentemente de produção desse solo em toda uma grande área, a perda de vegetação, a perda de estrutura podendo abrir fendas em certos locais, entre outras consequências, por fim tudo isso é causado pela própria ignorância das pessoas do lugar, na maioria das vezes. A natureza tem um equilíbrio, as pessoas continuam causando devastação e esperam que os recursos continuem abundantes? Essa conta não fecha.

Por isso é que a caça desses animais é crime não apenas no Brasil, mas na maior parte dos países do mundo, a diferença muitas vezes é que nos outros países a fiscalização é grande, as penas são aplicadas duramente, enquanto no Brasil parece que o povo paga pra ver até quando a terra vai aguentar, depois reclama de seca, de fenômenos naturais, de pragas, sendo que tudo isso foi causado justamente pela degradação ambiental da fauna e da flora. Há, além disso, outros motivos pelo qual o tatu não deve ser caçado, mas esse é o primeiro deles, é crime, é absurda a caça de um animal silvestre, ainda mais de espécies que já estão em situação de vulnerabilidade ambiental.

Contaminação da Saúde Humana Pelo Consumo de Tatu

O segundo motivo que é também muito significativo pelo qual não se deve caçar tatus, não importa a hipóteses, é que ao longo dos anos o contato com os seres humanos foi fazendo com que esse animal pudesse contrair doenças humanas, inclusive doenças terríveis como é o caso da lepra, justamente aquela doença que fazia as pessoas viveram as suas vidas isoladas quando elas não acabavam morrendo em decorrência disso.

Isso não é culpa dos tatus, essa não é uma doença do reino animal, é uma doença humana que foi transmitida à ele pelo contato com pessoas contaminadas, a realidade é que um tatu foi passando ao outro ao longo do tempo e hoje não se tem mais conhecimento da dimensão de quantos e quais espécies apresentam quadros mais ou menos intensos de ocorrência dessa situação.

Tatu na Floresta

Tatu na Floresta

Em outras palavras o que se está dizendo aqui é que não é possível saber, pelo menos em um primeiro momento, qual é o tatu que está contaminado com lepra ou não. O ser humano que caça o tatu pode acabar adquirindo um animal contaminado e o contato apenas pode já contaminar também essa pessoa, imagina o consumo da carne do tatu o que pode fazer? A manifestação da doença pode demorar de uns dias ou mais, mas uma vez que seja contraída não há muito o que fazer.

Parece uma aposta muito arriscada se tratando de uma espécie que já configura na ação de crime ambiental no Brasil e fora do Brasil. O consumo de tatu como alimentos é antigo e ainda permanece acontecendo em algumas partes do país, uma pena que em pleno século XXI com tanta informação a disposição o tempo tanta gente opte por colocar a sua vida e a vida dos seus em risco por ignorância.

Situação de Ameaça de Extinção dos Tatus

O tatu é um grupo de animais, um grupo de espécies que é nativo do continente americano e nas mais diversas partes do continente existem espécies de tatus, mas o número de espécies e de abundancia de indivíduos sempre foi maior na América do Sul.

Atualmente algumas dessas espécies já foram extintas, esse processo de aceleração de extinção foi instaurado com a chegada dos colonizadores europeus à América, foram eles também que trouxeram essas doenças que hoje são observadas nos tatus, afinal esse tipo de doença não existia entre os povos nativos americanos, até mesmo por motivo de contrair esse tipo de coisa que boa parte dos povos nativos acabou padecendo. Desde então a caça, o consumo foi por muito tempo desregulado até que os países começassem a estabelecer leis de proteção aos animais, incluindo os tatus.

No Brasil muitas vezes essas leis não são cumpridas, seria preciso uma reedução geral da nação para que o pensamento ambiental no país conseguisse acompanhar a evolução do pensamento ambiental nos outros lugares do mundo, principalmente nos países desenvolvidos, é curioso como as nações de “Primeiro mundo” protejam tanto os seus animais e as suas espécies, enquanto países mais pobres como o Brasil não mostram grande preocupação com isso, muitas vezes pregando o caos e criando problemas para o seu próprio povo, como a ocorrência de muitas pragas, isso tem nome, educação.

Na verdade da falta de uma educação e um senso de responsabilidade que tantas vezes parece não existir no Brasil e em outros países mais pobres, isso faz com que as pessoas de países mais desenvolvidos olhem para essa situação pensando se tratar de vândalos, de selvagens, de pessoas ignorantes, até porque é de conhecimento geral que se não mantermos o meio ambienta não há futuro para as próximas gerações.

Muitos países europeus que durante os anos da Idade Média e por muito tempo devastaram a sua natureza, hoje tem o cuidado e o trabalho de restituir o seu meio ambiente com ações de proteção, com recuperação das áreas antes devastadas, com leis de proteção que são aplicadas eficientemente e com punições que são efetivas.

A França por exemplo, recuperação quase 100% do seu território natural que no passado havia sido devastado, tirando obviamente os territórios onde há cidades, muitos países trabalham com projetos avançados de reintrodução e preservação das espécies de animais e de espécies de plantas de todos os tipos, isso contribui para a melhora da qualidade do ar, melhora na qualidade da água, melhora na qualidade de vida, melhora na qualidade de alimento, a preservação de espécies é essencial a manutenção da vida humana, que o brasileiro em possa entender isso sem que situações drásticas precisem acontecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *