Peixe Baiacu de Espinho

O peixe baiacu entra para uma classificação especial no mundo animal, é um dos animais com um dos sistemas de defesa mais exótico, entre todos. Se ele sente perigo por parte de um predador ou qualquer outro motivo, ele fica irritado e assustado e reage inflando o próprio corpo, que fica cheio de água, parecendo uma bexiga. Quando isso acontece, ele perde a sua forma “normal” e fica parecendo uma bola, chegando a triplicar o seu tamanho, dessa forma, ele assusta o inimigo, que não vê outra alternativa, vai para bem longe.

O peixe baiacu consegue fazer essa mudança no corpo porque tem uma pele muito elástica. Ele incha e não tem a pele rasgada, pois é bem flexível e vai se adaptando a nova forma. Essa flexibilidade da pele acontece quando ele ativa e desativa.

No momento em que o corpo do baiacu de espinho está cheio, na boca do peixe tem uma válvula que é empurrada para os dentes. Por isso, que o ar e a água não saem do corpo e o peixe consegue manter-se dessa forma até quando ele julga necessário para defender-se.

Sobre O Baiacu De Espinho E Os Outros

O baiacu de espinho é um entre tantos peixes que recebem o mesmo nome, cerca de 150 espécies. Todas elas que ao sentir perigo incham o corpo.

Esses peixes podem pertencer a três famílias diferentes, que são: Diodontídeos, Tetraodontídeos e Triodontídeos.

Aqueles que fazem parte da família Diodontídeos têm dente inteiriço na parte superior do maxilar e mais duas na parte inferior; aqueles que estão na família Tetraodontídeos possuem duas placas em cada um dos maxilares e os da família dos Triodontídeos tem nos maxilares superior e inferior as duas placas inteiriças.

O peixe baiacu de espinho está na família dos Diodontídeos e o nome se dá porque eles possuem grossos espinhos, que também são grandes e de forma triangular espalhados por todo o corpo. Quando esse peixe infla para se defender, esses espinhos ficam mais à mostra e ele fica mais assustador de que outros peixes que fazem o mesmo movimento.

Habitat Do Baiacu De Espinho

O baiacu é um peixe facilmente encontrado em ambientes de recifes de corais, porém, também podem ser vistos nos mangues e nas ilhas oceânicas chegando até os estuários.

É um peixe considerado um “mau nadador”, o que faz com que ele tenha dificuldades quando se depara com um predador. É justamente por isso, que precisa usar o seu “poder” de triplicar para assustar o predador e ele consegue. Deixando o estômago cheio de água e ar e as mandíbulas evidenciadas, além de outros ossos.

Baiacu Na Culinária

O baiacu é um peixe muito apreciado na culinária do mundo inteiro, mas tem um país que gosta ainda mais, o Japão. Lá o baiacu é usado para fazer um prato conhecido como “fugu” e que não custa menos do que 50 dólares, essa é a média de preço.

Porém, ao mesmo tempo que é muito apreciado, existem algumas controvérsias sobre o consumo desse prato. Por ano, pelo menos 5 pessoas morrem pela ingestão do prato feito com baiacu e outras, com mais sorte, terminam no hospital.

O motivo é que o baiacu “esconde” um veneno muito poderoso e que é altamente tóxico, o tetrodotoxina. Essa substância fica próximo ao aparelho digestivo do peixe, em uma pequena bolsa.

Para se ter uma ideia do poder desse veneno, ele é mais forte do que o cianeto em 1.200 vezes. Dois gramas é a quantidade suficiente para uma pessoa ser envenenada e morta. Por isso, 30 pessoas podem morrer com um único peixe, pela quantidade do veneno encontrado nele.

Não é o baiacu que fabrica o Tetrodotoxina e sim algumas bactérias que ficam acomodadas dentro do peixe.

Sobre O Prato Com O Baiacu

Apesar do perigo, o baiacu é um peixe muito saboroso. A carne não tem nada de gordura, o gosto é leve e é bem branquinha. Porém, os cuidados com esse peixe devem começar já na hora da limpeza. Para evitar que aconteça caso de envenenamento a limpeza deve ser feita com muita atenção. O grande perigo, segundo quem está acostumado a fazer o prato com esse peixe, é sem querer, furar ou estourar a bolsa que tem o veneno no momento da limpeza. Pois, a substância se espalha pela carne.

O correto é retirar a bolsa e depois fazer a limpeza normalmente, como se faz com qualquer outro peixe.

Uma vez feita a limpeza do peixe é hora de temperá-lo inteiro ou se preferir, em filés. Um tempero normal, como se faria para qualquer outra espécie de peixe. Mas, é claro, que sempre gira aquela tensão em torno do consumo desse peixe, considerando os casos de morte por envenenamento.

Para se ter uma ideia de como é importante saber limpar o baiacu, no Japão, um profissional só é considerado apto depois de treinar por 2 anos, como fazê-la. E mesmo assim, são registradas mortes no país, para se ter uma ideia da complexidade.

Sintomas Do Envenenamento Pelo Baiacu

O envenenamento pode ser em pequena ou em grande proporção. No primeiro caso, a pessoa sente a boca formigando e em seguida, a pressão cai, vai perdendo a força física, até que não consegue respirar.

Quando a intoxicação é em grande quantidade, a pessoa infectada sente logo dores de cabeça e entorpecimento. Logo o veneno bloqueia a ação do sistema neurológico, além de sentir os músculos que se contraem, podendo chegar a paralisar todo o corpo.

Em alguns casos, a vítima fica completamente imóvel, mas está consciente de tudo o que está acontecendo. A morte se dá quando o coração e os pulmões entram em colapso.

No Brasil, o peixe baiacu mais comum é o arara, que pode ser visto nas águas da costa brasileira. O peixe é mais consumido no estado do Espírito Santo. Com o ingrediente é feito um dos pratos locais mais famosos, a moqueca capixaba.

Segundo estudos feitos no Brasil, o baiacu arara tem menor toxidade do que a grande maioria de peixes da espécie, principalmente, aquele que vive nos oceanos Pacífico e Índico.

O Peixe Baiacu de Espinho, também conhecido como Peixe Balão Espinhoso, é um peixe de águas salgadas encontrado em mares e oceanos, que tem um nome muito curioso, ligado diretamente às suas principais características físicas.O nome de sua família é Diodontidae, que quer dizer “com dois dentes”, o que, na verdade, é errôneo, já que esse tipo de peixe tem quatro dentes, unidos em dois pares.

O corpo do Baiacu de Espinho é flácido e mole, e quando em perigo ou se sentindo ameaçado, o baiacu infla seu corpo, fazendo com que ele fique muito maior do que ele é normalmente. Ele pode chegar a um tamanho que é até três vezes maior do que seu tamanho normal e o objetivo disso é fazer com que o predador que tenta devorá-lo não consiga por causa de seu tamanho.

Seu corpo também é coberto de espinhos, exatamente como seu nome popular indica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *