Patativa

A patativa é um pássaro reconhecido por seu canto triste, melodioso e muito afinado, cantado em prosa e verso por todo Brasil.

Patativa

Características da patativa

A patativa é um pássaro canoro de tamanho médio que na fase adulta atingem cerca de 10 cm de comprimento. O bico tem uma coloração que varia do negro ao amarelo passando pelo tom acinzentado. A sua plumagem também é acinzentada, com as asas e a cauda mais escuras chegando ao preto, e quando o pássaro levanta vôo podemos observar seu espelho branco embaixo das asas. Dentro da mesma espécie podem exister variações e algumas aves podem apresentar as costas negras e o dorso amarelo. Já os pássaros mais jovens e as fêmeas são todos pardos com as partes inferiores mais claras e com o bico quase negro e de menor tamanho. A patativa é encontrada em vários lugares do Brasil, especialmente em parte dos estados de Roraima, Pará, Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo encontradas também no Paraguai e na Argentina, sempre nas zonas mais baixas da orla das matas intercaladas com campos, na vegetação ribeirinha, no cerrado e nos buritizais. No inverno a Patativa vive em grupos e se torna mais difícil avistar o pássaro, pois é a época da troca das suas penas e os grupos ficam escondidos. Já a partir de setembro passa a ser vista acompanhada, pois seu período de acasalamento é entre a primavera e o verão, época em que seu canto é escutado de longe. A fêmea faz o seu ninho com capins entrelaçados em forma de taça, e ali cria de 2 a 3 filhotes em cada ninhada.A sua alimentação é granívora, ou seja, se alimenta de grãos e sementes e a espécie é ameaçada pela destruição de seu habitat natural, pela caça e pelo tráfico dos animais silvestres.

Passaro

O canto da Patativa

O belo canto da Patativa é tão bonito que a ave se transformou num dos pássaros canoros mais cobiçados no Brasil, tendo seu nome se transformado em apelido para alguns cantores do nordeste. O canto da Patativa também é reconhecido na cultura brasileira sendo citada numa famosa música de Vicente Celestino, num romance de José de Alencar e num poema de Cassimiro de Abreu. Até 1967 quando o comércio de aves era permitido no Brasil, a patativa era o pássaro mais procurado, e era comum manter os machos em cativeiro, tanto pela sua beleza quanto pelo seu canto triste e melodioso, que se caracteriza por duas sílabas juntas “fi-fiu” que vão sendo repetidas enquanto aumenta seu volume conforme canta. O tom do canto é melancólico e se parece mais com uma perereca que propriamente com uma ave. Na natureza o macho usa seu canto na época do acasalamento para demarcar o seu território.

Cobiçado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria que me enviasse fotos de patativa parda e adulta da região de guarani mg pois peguei um passarinho e não sei oque é obrigado

    silvestre tadeu henriques da silveira 10 de outubro de 2010 23:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *