Os equinodermos são um grupo de animais marinhos que se subdividem em várias categorias com características semelhantes, sendo considerado o filo mas fácil de ser reconhecido no reino animal, além de sua presença ser abundante nos oceanos de todo o mundo.
Origem dos Equinodermos
Echinodermata também reconhecidos como equinodermes vem do grego e pode ser traduzido assim: echinos = ouriço ou espinho + derma= pele, ou seja, os equinodermos são animais marinhos que tem como característica principal ter o corpo coberto por uma derme e por formas de espinhos. Os equinodermes são um filo, ou seja, um grupo de animais de características morfológicas semelhantes, muito antigo e que possui abundantes registros fósseis desde o período Câmbrico, no entanto os fósseis não são capazes de indicar a origem e o desenvolvimento desses animais, que são realizados através de estudos de espécimes vivos.
Características dos Equinodermos
Os equinodermos são animais marinhos que não nadam e também não flutuam, se arrastando no fundo do mar, enterrando-se na areia ou fixando-se nas rochas. Apresentam o corpo recoberto por espinhos e uma camada fina de pele. Assumem formas e tamanhos diferentes de acordo com sua espécie, no entanto tem como aracteristica básica a simetria radial, ou seja, o corpo desses animais e dividido em duas partes idênticas. Se locomovem através dos pés ambulacrários, que são movimentados pela pressão interna da água em minúsculos tubos internos. O esqueleto dos equinodermos é formado por placas calcárias articuladas e resistentes, o sistema digestivo é simples, composto da boa e do ânus. Existem animais masculinos e femininos e a reprodução é externa, os gametas são liberados na água e se fecundam, originando as larvas que se transformam. São animais grandes, não possuem cabeça, não vivem em colônia e não são parasitas. Existem cinco classes diferentes de equinodernos, que vamos conhecer a seguir:
Classe Asteroidea – a esta classe pertencem as estrelas do mar. Se caracterizam por possui o corpo achatado e cinco braços que se formam a partir de um disco central, com o formato de uma estrela. Exemplo: estrela-do-mar.
Classe Echinoidea – são divididos em duas categorias, com o corpo achatado e circular como as bolachas-de-praia ou arredondados como os ouriços-do-mar, ambos sem braços e com espinhos longos. Alguns desses animais podem ser venenosos.
Classe Ophiuroidea – a serpente do mar é o exemplar mais conhecido desta categoria, que se caracteriza por terem o corpo achatado e braços flexíveis e finos e também por não possuir ânus.
Classe Crinoidea – o lírio do mar é a espécie mais conhecida dessa categoria que se caracteriza por possui o corpo em formato de taça escondido pelos seus braços que são ramificados e que fazem com que o animal se pareça mais com uma planta.
Classe Holoturoidea – pepino do mar é a espécie animal que representa essa classe, que se caracteriza por não possuírem braços e sim duas fileiras de pés que fazem com que se movimentem como lesmas no fundo do mar.
adoro estrelas do mar + ñ sabia q eram tao interessantes
Não sabia que as estrelas do mar não nadam?
nossa as istralas du mar nadim sin tas!!!!!
sies burricos!
vam se ferrar!
adoro falar sobre os equinodermos!!!!!!!!!!!!!
adoro falar sobre os equinodermos!!!!!!!!!!!!!
eles sao engriveis
vocês escrevem tudo errado(pessoas que escreveram nos comentários), adorei o assunto!