Onça Preta

Alguns animais são tão instigantes que atraem a atenção em qualquer contexto em que se apresente, além de fazer com que os humanos dediquem grande parte de seu tempo para estuda-los e entende-los. Esse é o caso da onça-preta, um dos felinos mais belos da natureza que, quando exposta em zoológicos, atrai olhares de todo o mundo.

Com seus quase três metros de comprimento, quando medida do focinho à ponta da cauda, a onça preta pode chegar a pesar 140 kg e, apesar de ter um peso relativamente baixo se comparada a outros animais, pode chegar a derrubar criaturas que pesam até meia tonelada, ou seja, quatro vezes o seu próprio peso.

Onca Preta

Onca Preta

É por essa incrível capacidade de luta física que a onça preta consegue se alimentar bem em seu habitat natural, ingerindo grandes e pequenos mamíferos, além de tartarugas, pequenos jacarés, rãs e diversas espécies de peixes.

Onde Vive a Onça Preta no Mundo?

Sendo um mamífero felino e carnívoro, a onça preta se desenvolve melhor em locais onde pode correr e caçar livremente, necessitando de água em abundância para sobreviver de maneira saudável. Esses fatores fazem com que a maior ocorrência da espécie seja em florestas, quase sempre tropicais, e pântanos.

Como esses locais estão espalhados por diversas partes do mundo, é possível encontrar o animal na América do Norte, em algumas regiões da América Central e, principalmente, no Brasil, onde se apresenta tanto na Floresta Amazônica quanto na Mata Atlântica, que vai até o Rio Grande do Sul.

Onca Preta

Onca Preta

Além de seu exímio talento para a caça, as estruturas social e familiar que as onças pretas desenvolvem também são dignas de atenção humana. Uma onça preta geralmente vive entre 18 e 20 anos. Com isso, têm bastante tempo para ensinar seus filhotes a caçarem. A gestação de um animal dessa espécie dura entre 93 e 110 dias (entre três meses e três meses e meio) e o bebê é criado pela mãe até atingir, no mínimo, dois anos de idade. Assim, quando ele precisa sobreviver sozinho na floresta já está apto para tal atividade.

Onca Preta

Onca Preta

Por sua vez, a estrutura social da onça preta é complexa e não é recomendado tentar entrar em contato físico com o animal sem qualquer orientação e mesmo com algum profissional, pois não é um animal dos mais sociáceis. Apesar de ser um animal praticamente solitário, esse tipo de felino dedica bastante tempo de sua vida aos filhotes, em geral dois ou três por gestação, fazendo com que eles cresçam saudáveis.

Quando isso acontece, separam-se e cada um segue um rumo diferente, podendo jamais tornar a se encontrar. Apesar disso, esses animais possuem uma incrível comunicação, podendo marcar território ou entender  outros bichos da espécie através de sons vocais e odores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *