Onça em Extinção

A Onça-Pintada é sem dúvida alguma o “maior mamífero carnívoro do Brasil”,  ela pode ser encontrada nas Américas,  é o terceiro felino maior do mundo, ela fazia presente ao sul dos Estados Unidos indo até ao norte da Argentina, hoje já não faz mais parte de várias partes de toda esta região, ela foi extinta no século XX nos Estados Unidos, com as últimas anotações de ter sido registrado no fim dos anos 1800 e começo de 1900 na Califórnia, Texas e Louisiana.

Onça em Extinção

Onça em Extinção

A Onça-Pintada é muito parecida com o  Leopardo, devido ao seu tamanho e as manchas de sua pele,  agora quando se fala  de onde ela prefere estar e como reage  em seu comportamento, essas características são bem semelhantes às de uma Tigre, quanto onde ela prefere estar são as densas Floresta Tropical, mas mesmo assim ela também aprecia os campos abertos.

Ela adora nadar igualando-se ao tigre que também tem essa característica,  ela gosta de viver só,  é um terrível predador, o seu papel diante de toda estabilização dos ecossistemas, ela atua fortemente e consegue regularizar as espécies de presas.

Sua mordida ultrapassa  as dos demais felinos, possibilitando atacar aos répteis com muita destreza, encaixando a sua mordedura entre os ouvidos atingindo diretamente o crânio com um ataque fatal cerebral.

Onça em Extinção

Onça em Extinção

Devido ao grande número de devastação de florestas, seu habitat está cada vez mais escasso, possibilitando assim a ameaça de sua extinção, seu comércio é expressamente proibido, mas devido a várias ocorrências conflitantes entre grandes latifundiários e pequenos agricultores, ela esta sendo alvejada constantemente pelo homem.

A onça foi denominada através das tribos indígenas dos Estados Unidos, mais aos Maias, também os Astecas e os Guaranis, fazem parte da mitologia dessas tribos, ainda podemos dizer que ela no passado foi considerada sagrada  na mitologia Maia,  era procurada para cerimônias sagradas que davam a iniciação aos grandes guerreiros.

Já na atualidade mais da metade da espécie pode-se encontrar no Brasil,  nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Onça em Extinção

Onça em Extinção

Pode-se dizer que ela é bem despojada quanto a escolher por um habitat, ela  é bem versátil, ela pode estar em pastagens, florestas, montanhas, arbustais, mas o que ela gosta mesmo são as florestas densas.

Podendo ainda encontrar as onças-pretas, visualizar as manchas em sua pelagem negra,  o que ocorre é uma mutação genética, produzindo muito mais melanina, provocando maior escurecimento de sua pele.

Seu tamanho é de até 2.60 m de comprimento seu peso alcançando a média de 115 kg, sua cabeça  bem grande maior que a de um leopardo, ela necessita de um espaço em torno de 30 a 90 km quadrados, para que possa assim poder encontrar suas presas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *