As aves são em grande número no mundo todo e estão presente em quase todos os climas e regiões.
O Atobá-Marrom é uma grande ave de cor marrom escura, peito branco e patas amarelas, e seu sexo só pode ser definido a partir da cor que cada ave tem ao redor dos olhos, já que os machos possuem a coloração azul e as fêmeas amarelo.
Os ninhos dessas aves são feitos no solo, possui forração de galhos e penas, e quando com ovos, elas se tornam extremamente ariscas, não permitindo que os seres humanos se aproximem.
Muitas pessoas conhecem o Atobá-pardo, mas nem tantas assim conhecem o Atobá-marrom, que é uma ave bastante interessante visualmente, pois tem características bem particulares. Essa ave apresenta o corpo marrom escuro, o abdômen branco e as patas e o bico num tom de amarelo.
Para diferenciar o Atobá-marrom macho e o espécime fêmea, basta olhar a cor ao redor dos seus olhos, a cor é azul nos machos e amarelo nas fêmeas. O ninho do Atobá-marrom é uma pequena cavidade no solo, que é levemente forrada. Uma característica bem forte da espécie Atobá-marrom é ser muito arisca ao homem, por isso não é indicado chegar muito perto dessas aves.
Elas habitam a Ilha de Fernando de Noronha e têm o costume de ter machos e fêmeas participando da construção do ninho, um trabalho em equipe. Além do ninho, os machos também ajudam as fêmeas na incubação dos filhotes e também a prepará-los para a vida.
Essas aves formam um casal muito moderno, as fêmeas e os machos participam de toda a vida dos filhotes, desde a construção dos ninhos, a chocagem dos ovos e ainda na alimentação dos mesmos depois de eclodirem dos ovos.
A incidência desses animais é maior em Fernando de Noronha, no Atol Rocas, no Arquipélago de Abrolhos e nas Ilhas Moleques do Sul.