Novas Espécies Descobertas no Mar

O Projeto Censo de Vida Marinha foi um projeto desenvolvido por equipes de cientistas de vários países para explorar a fauna marinha do planeta. O resultado do extenso projeto foi a descoberta de mais de 1,2 mil novas espécies de animais marinhos, além da coleta de dados importantes sobre animais já conhecidos e sobre a conexão entre os oceanos, que os pesquisadores do projeto dizem ser bem mais profunda do que era imaginado pelos cientistas. O processo de migração de certas espécies também foi investigado, incluindo espécies já mas cujos hábitos migratórios nunca haviam sido monitorados com detalhes, como o atum de barbatana azul. A bióloga Lucia Campos foi uma das brasileiras que participou do projeto.

Extinção

O Projeto Censo de Vida Marinha

O projeto consumiu uma verba de cerca de US$650 milhões em investimentos durante os dez anos de pesquisa realizada pela equipe. O número de cientistas envolvidos chegou em 2,7 mil, que representaram 670 instituições ligadas a 80 países. Para concluir as pesquisas os cientistas realizaram 540 expedições, o que resultou em 9 mil dias de exploração nos oceanos. Os membros do projeto conseguiram chegar a uma profundidade de até 10 mil metros.

Seres Vivos

Alguns Animais Descobertos

Um dos animais encontrados deixa qualquer geek encantado: é uma medusa que foi encontrada por um veículo controlado remotamente de uma base no Ártico, e que lembra o Darth Vader! Os cientistas também catalogaram um pequeno camarão, o Lysianassoid amphipod. O animal foi encontrado próximo à Ilha Elefante, localizada na Península Antártica. Outro animal pequenininho catalogado foi a Ceratonotus steiningeri, um invertebrado que se assemelha à lacraia e mede apenas 0,5 milímetros. Até 2006 o animal não tinha sido observado, até a expedição encontrá-lo na região costeira da África, a uma profundidade de 5,4 mil metros. A espécie foi encontrada novamente no Pacífica Central, a mais de 13 mil quilômetros de distancia da costa africana. Espécies raras também foram encontradas, como é o caso de uma lagosta cega encontrada nos mares australianos que pertence a um gênero raro. Uma lula com características estranhas foi encontrada no Oceano Atlântico. Ela possui nadadeiras que se parecem com orelhas e ficam uma de cada lado da cabeça do animal. Essas nadadeiras ajudam em seu deslocamento, mas lhe conferem uma aparência bem diferente das outras lulas.

Novas Espécies Descobertas no Mar

A Descoberta da Fauna Marinha

Além das mais de 1,2 mil espécies de animais encontrados, os cientistas ainda calculam que os oceanos são abrigo de mais de 1 milhão de espécies diferentes, sendo que grande parte ainda desconhecida, já que do total apenas 250 mil espécies já foram catalogadas. No Brasil, por exemplo, os cientistas estimam que apenas 28% da fauna marinha tenha sido catalogada, o que equivale a cerca de dez mil espécies catalogadas.

Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *