O Thylacinus cynocephalus, ou melhor, tilacino, conhecido também como tigre da tasmânia ou lobo da tasmânia, foi o maior marsupial carnívoro de todo o tempo moderno.
O lobo da tasmânia era nativo da Nova Guiné e da Austrália. Acredita-se que essa espécie se tornou extinta no século XX, sendo o último membro pertencente ao gênero Thylacinus.
Eles foram extintos na Austrália continental, há milhares de anos antes da colonização europeia do continente. Porém, alguns sobreviveram na ilha da Tasmânia, junto com outras espécies endêmicas, dentre elas o diabo da tasmânia.
A caça dos lobos da tasmânia era encorajada, pois valia recompensa, já que eles eram considerados uma ameaça para os rebanhos, o que levou a extinção dessa espécie. Porém, existem outros fatores como doenças, introdução de dingos, cães e a intrusão de humanos no habitat.
O último registro da espécie foi feito no ano de 1932, e o último exemplar morreu no dia 7 de setembro do ano de 1936 no Zoológico de Hobart. Apesar de ter sido considerado oficialmente extinto, há relatos de que ainda são encontrados.