Saiba Porque os Cães Adultos Podem Perder Até 25% da sua Massa Cerebral
Depois de apenas sete semanas de seu nascimento, o cérebro de um filhote de cachorro e os padrões de resposta e reflexos são quase idênticos a performance do cérebro de um cão adulto.
Esta estatística é gravada usando um EEG. Devido a esta leitura, seria normal pensar que um cão nesta idade seria capaz de ter a mesma capacidade de aprender como um cão adulto. No entanto, isso não é inteiramente verdade, independentemente do que os padrões das ondas cerebrais mostram.
Porque a Capacidade do Cérebro e de Aprendizado não é Igual?
O cérebro de um filhote de cachorro pode ser plenamente desenvolvido, mas sua capacidade de aprender e suas habilidades de coordenação devem ser praticadas repetidamente ao longo do tempo, como qualquer habilidade motora.
É muito semelhante ao modo como as pessoas devem aprender uma nova habilidade. De fato, os seres humanos e cães são idênticos em muitos aspectos, especialmente quando se trata de como a sua inteligência se desenvolve ao longo dos anos e ao longo da sua vida.
Em seres humanos, aumenta a inteligência em um ritmo rápido entre a infância e nos anos de adolescente. E estes picos geralmente acontecem quando uma pessoa atinge seus últimos anos de adolescência. As medidas do cérebro mostram que existem variações muito pequenas na capacidade de obter mais informações, entre as idades de 16 e 27 anos.
Declínio da Inteligência
Após estes anos, há um declínio lento e gradual de inteligência fluida. No entanto, há o que se denomina de “inteligência cristalizada”, que é baseada no que uma pessoa realmente aprende, até meados dos 40 anos.
Algumas pessoas mantém um crescimento lento da inteligência cristalizada ao longo da sua vida inteira. Os cães são da mesma maneira. Seus cérebros experimentam quase um padrão idêntico, exceto pelo fato de que sua vida útil é consideravelmente menor.
Alterações do Cérebro no Cão mais Velho
Depois que um cão começa a atingir uma idade mais avançada, há mudanças notáveis em sua fisiologia. Quando o cão atinge a idade de quatro ou cinco anos de idade, o cérebro começa a perder peso em uma taxa de quase 5% por cada ano que passa.
Por exemplo, o cérebro de um pastor alemão saudável de 12 anos pode pesar quase 30% menos do que quando este cão tinha seus cinco anos de idade.
Grande parte desta diminuição da massa cerebral é o resultado de células cerebrais que estão encolhendo e quebrando. E porque as conexões neurais se perdem, as informações chegam em um ritmo muito lento no sistema nervoso do cão. Este, invariavelmente, provoca reações tardias e tempo de resposta mais lenta aos ruídos e comandos.