Os antigos acreditavam que os cães ficavam mudos e paralisados quando a sombra de uma hiena caísse sobre eles. Consideravam as hienas como a encarnação de espíritos de feiticeiros. As hienas estão classificadas na categoria de animais assassinos natos.
Elas são peludas, atarracadas, com grandes maxilares e quartos traseiros caídos. É um animal sem atrativos, de pelo castanho sujo, grito áspero, andar manquejante e de cheiro desagradável. São de hábitos diurno, pois é quando elas saem para realizar a caça. São encontradas por toda Ásia Meridional e na África, desde a baía de Bengala até o Mediterrâneo.
Elas também estão classificadas entre os animais mais nojentos. Devido ao fato das hienas se alimentarem de restos. E quando falamos de restos das savanas da África, isso envolver fezes de outros animais, como as dos leões. Comem também cadáveres putrefatos.
Elas comem o máximo de comida e leva para o buraco onde está os seus filhotes e vomita tudo. Em seguida os filhotes já desmamados, comem o vômito dos pais, de carne podre e até mesmo de fezes, de modo satisfeitos.