Os animais podem muitas vezes ter reações que consideramos tipicamente humanas, é comum considerarmos algumas atitudes que os bichos apresentam bastante atípicas, mas essa é uma concepção errada que nós humanos temos dos outros animais, pois afinal de contas eles também são donos de sentimentos e nada os impede de demonstrá-los. Sensações como afeto amoroso, justiça e desejo de vingança, são algumas das emoções vivenciadas pelos bichanos. Diversos cientistas atestam a veracidade dessas informações, e alguns chegam a afirmar que pode haver mais complexidade nos sentimentos dos animais do que no dos humanos.
Outro ponto que é fundamental esclarecer é que os sentimentos dos animais não é estabelecido pela espécie a que eles pertencem, mas varia-se de animal para animal, semelhante ao que acontece nos seres humanos.
Contudo a inimizade é outros dos vários tipos de sentimentos que eles podem experimentar, no entanto essa para nós não é motivo de estranheza, pois está no nosso imaginário a antagonismo de leões vs hienas ou mais comumente de cachorros vs gatos. Vamos entender agora que em virtude sentimentos dos animais, estas relações são muito mais complexas do que uma simples rivalidade.
Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre o relacionamento entre gatos e cachorros e saber as emoções que envolvem essa relação.
Gatos
Os gatos são mamíferos conhecidos por serem felinos domésticos. São conhecidos por serem animais extremamente curiosos e utilizam desta característica para adquirir os mais variados tipos de conhecimentos. Outra particularidade marcante destes animais é o seu senso de higiene, frequentemente estão limpando seus pelos utilizando da própria língua como material. O comportamento dos gatos é cercado de falácias, geralmente é dito que eles são frios e não demonstram afetos, mas na realidade cada personalidade, embora de fato seja comum eles serem desconfiados e menos sociáveis. Contudo com o tempo ele cria vínculo com aqueles que convivem e passa a demonstrar carinho e confiança.
A expectativa de vida deste felinos vão de 3 anos, para os gatos que vivem na rua, até 20 anos, para aqueles que residem um ambiente familiar, a alimentação deles é constituída de variados tipos de comida, pode-se incluir no cardápio deles pequenos animais e também vegetais.
A visão é o sentido mais apurado que os gatos detém, ela é muito eficaz em ambiente em que a luz se encontra escassa e podem enxergar em um campo de visão de 210 graus, em termos de comparação os humanos conseguem somente 180 graus.
Cachorros
Os cães são outro grupo de mamíferos que foram domesticados. Uma característica famosa da personalidade destes animais é o enorme instinto de companheirismo que possuem, por essa razão até ganharem a alcunha de melhor amigo do homem. Efetivamente a relação do cães com os seres humanos é bem íntima, eles compartilham uma vida e são parceiros em diversas questões, como o lazer e o companheirismo.
A inteligência é outro aspecto marcante dos cachorros, ela é muito útil quando se trabalha na companhia deste animal, e eles de fato exercem várias funções ao lado dos seres humanos, conseguindo realizar tarefas como cães guias para deficientes visuais, cães policiais ao trabalharem em conjunto com a polícia, e até mesmo cães de guarda onde ocupam-se do cargo de vigiar determinado local. Além disso a obediência que eles demonstram é outro atributo que eles têm que facilitar os qualificar para estes ofícios.
No entanto é reducionista achar que todos dispõem deste traço, afinal, como dito anteriormente, cada bichinho possui suas próprias qualidades individuais, o que os fazem seres únicos. Por essa razão não é raro encontrarmos cães com características completamente opostas, sendo uns dóceis e outros agressivos, uns sociáveis e outros tímidos.
A dieta alimentar dos cachorros quando se vive em um ambiente doméstico é geralmente constituído de ração e outras comidas que seus donos consomem, esta última pode ser prejudicial aos bichos pois contém substâncias não adequada aos cães. A expectativa de vida dos cães geralmente é de 13 anos, mas pode variar dependendo da espécie.
Os cães detém alguns sentidos mais sensíveis do que dos humanos, o olfato desse bichos extremamente aguçado, são capazes de sentirem odores imperceptíveis a outros seres. A audição deles também é invejável, sendo da competência deles escutar ruídos baixíssimos e até mesmo localizar de onde vem o barulho.
Relação Entre Gatos e Cachorros
Pertence ao senso comum a ideia de que cães e gatos são inimigos naturais, logo a boa convivência entre eles é inconcebível para muitos, que logo imaginam um ambiente extremamente conflituoso e inseguro para ambos os animais. Esta rivalidade não é negada pelos especialistas, eles afirmam que de fato ela acontece e isso tudo é sobretudo por culpa dos cachorros, estes por possuírem um instinto de caça muito grande, costumam sentir que os gatos são inimigos e geralmente são os primeiro a atacar. Os gatos por sua vez costumam serem muito defensivos e por essa razão não gostam quando são enfrentados pelos cães.
No entanto a boa relação entre ambos não é nem de longe impossível, muito pelo contrário, ela bastante comum. Para ela ser viável é necessário vários fatores externos e vai depender sobretudo da personalidade e das práticas habituais deles, pois no fim das contas sentimentos como ciúme e simpatia podem surgir para atrapalhar ou ajudar na criação deste vínculo de amizade. Fazer um se acostumar com a presença do outro quando já se encontram mais velhos é mais difícil do que quando ambos são filhotes, por essa razão a amizade entre eles é geralmente originada quando ambos foram criados próximos.
Certos métodos empregados pelos humanos podem facilitar a formação de um elo de amizade, confiança e diversão. A seguir veja o que se pode fazer para auxiliar o desenvolvimento desta cumplicidade.
Dicas de Boa Convivência Entre Gato e Cachorro
Donos de pets que são de raças diferentes podem sofrer para fazer eles se adaptarem a companhia um do outro. Entretanto isso não é motivo para entrar em pânico, confira algumas dicas que podem facilitar a convivência dos bichinhos e assim manter um ambiente de paz para eles e para você também.
– Acostume eles a conviverem com a presença um do outro, porém faça isso aos poucos, evite apresentá-los quando ambos se encontram soltos e se houver animosidade, os mantenha em ambiente separados. Separe também os objetos de cada um e os deixem afastados uns dos outros.
– Cada animal deve ter sua própria hora de comer, pois caso os alimente juntos eles podem brigar pela comida e isso não é algo que faça bem para a relação deles.
-O local onde os bichanos fazem necessidades também deve ser separado, isso porque o animal sente que manda neste ambiente e a presença de um intruso pode criar conflito entre eles.
-Dê atenção aos animais que possui, não faça nenhum deles se sentir excluído, pois isso pode criar um sentimento de ciúmes nos bichinhos.
-Faça passeios regulares com seu cachorro, pois este possui muita energia acumulada e necessita se manter mais calmo para se acostumar com a presença de outro animal, que tipicamente é bem menos ativo.
– Após deixar eles algum tempo separados, os coloque juntos, fique perto para conseguir intervir caso algo saia do programado.
-Tenha muita paciência durante este tempo, alguns retrocessos são comuns e busque pensar que todo o esforço valerá a pena.
Seja ciente que nem tudo pode sair como o seu planejamento, é claro que todos que possuem mais de 1 animal deseja que eles convivam harmonicamente e com companheirismo, mas isso pode não acontecer. O bichinho pode simplesmente não se adaptar a companhia de outros, e novamente não existe motivo para se desesperar, apenas garanta que haja um ambiente com segurança para ambos e que eles possam se divertir separadamente, assim eles terão uma vida feliz e você poderá usufruir da companhia deles. Mesmo se após seguir essas dicas e convivência entre eles continuar sendo demasiadamente agressiva, procure um profissional que lhe ajudará a melhorar isso.
Jamais desista dos seus bichinhos, porque independente da espécie, eles são ótimos companheiros para a sua vida.