Fauna da Antártica

Antártica

O Continente da Antártica se caracteriza de modo geral, pela variedade pequena de espécies animais, e pelo alto número de indivíduos, formando uma fauna rica em aves, peixes e mamíferos. A flora no inverno é praticamente inexistente e no verão é escassa, e exceto os pesquisadores que moram nas bases cientificas, não existem habitantes que residam permanentemente naquele continente. No entanto mesmo estando aparentemente isolado o Continente da Antártica sofre com a ação do homem, que se reflete no buraco da camada de ozônio que muda as características ambientais daquele lugar, além do turismo e do lixo das estações científicas, que também afetam a fauna da Antártica.

Fauna da Antártica

A Cadeia Alimentar e o Reduzido Número de Espécies

O Continente da Antártica possui uma cadeia alimentar muito simples, com poucos locais para reprodução e poucas opções de alimentos, o que restringiu o número de espécies de animais que vivem na região. Segundo os pesquisadores são as características simplificadas da cadeia alimentar que não possibilitam a diversificação de espécies, e não o clima rigoroso, uma vez que grandes populações de algumas espécies de aves sobrevivem no local, comprovando que há condições de adaptação para procriação e alimentação. A base da cadeia alimentar da região é o Kkrill, uma espécie de camarão que se alimenta de fitoplâncton. O Krill serve de alimento a grande maioria de animais da região, para peixes, aves e mamíferos. Das 85 espécies diferentes de Krill apenas 7 vivem na região sendo a mais importante a Euphausia Superba porque vive em imensos cardumes que chegam a formar manchas no mar, o que significa alimento abundante para as demais espécies de animais nativos. O Krill chega a 6 centímetros e pode viver até 7 anos.

Clima

As Espécies Mais Importantes

Apesar da pequena variedade o número de animais é muito grande se comparado com outros ecossistemas, podendo por exemplo, encontrar bandos de albatrozes com 2 milhões de animais em um único local no período da procriação, e colônias com 1,5 milhões de pingüins, sendo esta uma das principais peculiaridades da fauna local. Por sua vez, os pingüins são animais mais característicos da Antártica. São aves que se adaptaram a vida aquática, sendo que suas asas se transformaram em remos, o que permite que nadem com extrema velocidade, chegando a 40 quilômetros por hora e mergulhando até 250m de profundidade. Existem ainda cerca de 150 espécies diferentes de peixes catalogados pelos pesquisadores, sendo que o ice-fish, ou peixe gelo é o mais conhecido. Pode chegar a 60 centímetros de comprimento e seu sangue é branco, pois não possui glóbulos vermelhos. Outro animal característico da Antártica é a Skua, conhecida também por gaivota rapineira. Possuem uma plumagem escura e o bico em forma de gancho e bastante forte. Defende seu território ferozmente, atacando inclusive os homens quando se sentem ameaçadas.

Geografia

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *