O homem de hoje acredita em duas teorias básicas para o mundo ser como é hoje. A primeira teoria é a de que Deus criou o homem do barro e criou a mulher de uma costela do homem. A segunda teoria e que entra em contradição com a primeira é a teoria da evolução.
Teoria Da Evolução
A teoria da evolução consiste na ideia de que nós, humanos, somos “descendentes”, primos distantes do macaco. Essa teoria é baseada em estudos, testes, exames e muito aprofundamento na história antiga. O estudo baseia-se em exames de DNA (comparando os genes dos humanos com o dos macacos) e até comparando o comportamento de ambas as espécies.
Realmente, olhando para um chimpanzé (primo do macaco), é notória certa semelhança entre essa espécie e a espécie humana. Mesmo com essa semelhança “nítida”, ainda há um abismo a ser conhecido a respeito dessa correlação.
Investigação Comportamental e Genética
O comportamento de ambas as espécies são estudadas e comparadas há várias décadas. O chimpanzé, também primo do macaco, teve sua evolução estagnada há cerca de 4 milhões de anos e mesmo com toda essa diferença com os nossos dias atuais, a diferença genética entre essas duas espécies (o chimpanzé e o homem) é de menos de 2%. Sim, entre o chimpanzé e o homem humano existem 98% de genes semelhantes. Mesmo com toda essa semelhança comprovada cientificamente, os cientistas assumem que ainda há paradigmas a serem compreendidos.
Essa semelhança no DNA se dá pela seguinte razão: se uma espécie é semelhante a outra em algo, vai haver uma semelhança genética. Os humanos e os macacos são mamíferos, logo vão possuir semelhança genética. O que impressiona a ciência é a grande semelhança entre essas espécies, afinal são 98% de genes semelhantes.
Fazendo uma comparação cientifica: de acordo com a teoria da evolução humana, o homosapiens sapiens descende do australopiteco. De acordo com o estudo de gene, pesos e medidas, o australopiteco tinha, há milhares de anos atrás, a anatomia que hoje um chimpanzé tem, fazendo com que os cientistas acreditem que os chimpanzés e macacos um dia vão evoluir ao ponto que irão atingir a mesma forma anatômica que nós humanos.
Outros Genes Semelhantes
Para se ter uma base, os humanos e os ratos possuem cerca de 75% de genes semelhantes. Os humanos também possuem genes semelhantes com as bananas e laranjas. Cientificamente, cada um possui 50% de genes semelhantes ao gene humano. Isso não faz das bananas ou das laranjas 50% humanas, o que bota a teoria da evolução em contradição.
Inteligência Humana e Animal
De acordo com alguns pesquisadores, a ausência de inteligência nos macacos e nos chimpanzés explica-se da seguinte forma: em algum estágio de sua evolução, eles tiveram o incremento da inteligência bloqueado antes mesmo da possível criação de uma linguagem. Os humanos não tiveram esse bloqueio, portanto são capazes de se comunicar através de gestos e sons. O macaco e o chimpanzé apenas conseguem copiar os comportamentos. Essa imitação dá-se com a repetição de gestos sem significado iminente e mesmo esses gestos aprendidos não são hereditários. Cada macaco desenvolve uma cultura própria, sendo criado e aprendido por cada macaco o seu hábito, e não sendo herdado geneticamente.
Há os pesquisadores que acreditem que o macaco tem uma mente semelhante à de uma criança de 4 anos de idade. Esses pesquisadores baseiam-se em testes aplicados como experimento. Esses testes envolviam raciocínio lógico e de aprendizagem, onde o macaco comunica-se através de sinais e símbolos. Há chimpanzés e macacos (em laboratório nos Estados Unidos) que comunicam-se através de Libras, linguagem própria para deficientes auditivos.
Semelhança Corporal
Os cientistas e pesquisadores também afirmam que a teoria da evolução é verdadeira pela semelhança anatômica entre o macaco e o homem. Ambos tem liberdade de movimentação e rotação dos ombros e dos braços. Os pés e as mãos dos humanos e dos chimpanzés, comparados através de fosseis, marcas em paredes e pegadas, são semelhantes em suas anatomias já que ambos são formados por cinco dedos, sendo um desses dedos mais separado (o nosso conhecido polegar).
Ambos tem uma certa habilidade com as mãos, tendo o primeiro dedo (o polegar) com a função de pinçar (agarrar) objetos. O polegar serve ao macaco para segurar insetos, abrir nozes, misturar alimentos e manter a comunicação entre os seus semelhantes.
Estudo Sentimental
Os cientistas também resolveram estudar os sentimentos desses mamíferos e comprovaram que, ao contrario de outros animais, os chimpanzés e macacos tem sentimentos alem dos básicos fome e medo.
Eles conseguem demonstrar compaixão, solidariedade e até mesmo a dor.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fKM0qqrlCRA[/youtube]
Diversidade x Evolução
Muitos cientistas insistem em nos empurrar goela abaixo a teoria de que a diversidade animal é a mesma da teoria da evolução.
Em pesquisas e jornadas foram encontrados e estudados fosseis de animais vertebrados. Esses fósseis comprovam a teoria da diversidade animal, tendo estes algumas características semelhantes, mas sem provar que a diversidade animal pertence à mesma teoria da evolução.
Em contrapartida, esses mesmos fósseis ajudam a teoria da criação a confirmar que Deus é o criador do céu e da terra e de tudo que neles habitam. Por haver certas semelhanças nos fósseis encontrados, os estudiosos cristãos defendem que isso prova que Deus criou tudo. Assim como um designer tem sua característica principal presente em todas as obras, a semelhança entre as espécies é a característica principal nas obras criadas por Deus.
Essa teoria da diversidade não é válida para a teoria da evolução pelo fato de os cientistas defenderem que uma espécie evolui de X para Y e que, para X evoluir até Y foram necessários milhares de anos, onde houveram muitas criaturas de transição de evolução. Mas a ciência não tem provas cientificas de que realmente houve essa evolução, já que eles não possuem provas dessas transições, quando tem prova de que Y é uma evolução de X.
Provas Científicas
Não há, até hoje, provas cientificas que provem a teoria da evolução na prática, deixando-a apenas na teoria. Quando falamos em provas, são considerados DNA e fósseis. Sem essas provas, os cientistas continuam se aprofundando em seus estudos, tentando provar ao mundo que o mundo foi criado através de uma explosão, e que o as espécies foram “nascidas” através da evolução.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Kde_CYXZH2s[/youtube]
O chimpaze e o macaco aparentam ter mesmas caracteristicas, mas biologicamente sao diferentes