Emys Orbicularis

Não se assuste ao ler o nome Emys Orbicularis em uma revista sobre natureza animal, pois ao ver a imagem você vai que o nome feio é um tanto injusto. Os Emys orbicularis são conhecidos pelo nome popular de tartaruga lagoa europeia que é um réptil pertencente a família  dos Emydidae que possui mais de 40 diferentes tipos de espécies.

 

Onde encontrar os Emys orbiculares na natureza

 

Emys orbicularis

Emys orbicularis

Os Emys orbicularis são encontrados na região central e sul da Europa, no Norte da África e também na Ásia Ocidental. A tartaruga lagoa vive em áreas úmidas em água doce. Essas áreas são cercadas de natureza e bem arborizadas, porém essas tartarugas também podem ser encontradas em um ambiente sequeiro, ou seja, em terras próximas da água doce, são terras frias. É neste ambiente sequeiro que fazem a alimentação. Apesar de ser conhecida como tartaruga da lagoa, Emys orbiculares é considerado semi-aquático uma vez que podem ser encontrado viajando longe da água, por até mesmo 4000 metros de distância.

 

Essa tartaruga possui um tamanho médio com 12 a 38 cm de comprimento. Possui uma casca de cor marrom predominante e também um pouco de verde e amarelo manchado. O seu desenvolvimento é afetado devido às condições térmicas e a temperatura. Os machos são menores que as fêmeas e por isso possuem uma maior mobilidade.

 

Alimentação da emys orbiculares

 

Em sua alimentação podemos encontrar plantas e também matéria animal que aumenta a eficiência do procedimento de digestão. Embora são conhecidas como carnívoras, tem sido descoberto que a medida que envelhecem passam de carnívoras para mais herbívoros, ou seja, a tartaruga a medida que cresce em sua idade se tornando um adulto vai aumentando o consumo da dieta de plantas, inclusive em seu período de reprodução.

 

Reprodução da Emys orbiculares

Como a maioria das tartarugas de água doce também colocam seus ovos em terra geralmente bem próximo da água, porém pesquisadores já encontraram algumas espécies de Emys orbicularis colocando seus ovos bem distante da água. Para busca o local de seu ninho a fêmea pode levar horas ou até mesmo um dia inteiro. Após a fêmea fazer a escolha do local de seu ninho, ela gasta um bom tempo em sua construção, onde ela cava deixa os ovos de maneira segura e fecha o ninho podendo demorar até mais 4 horas.

E se vai ser macho ou fêmea, como saber? O sexo das novas tartarugas dependem da temperatura, ou seja, uma mudança na temperatura do ambiente pode influenciar no número de machos e fêmeas. O clima também influência na sobrevivência dos filhotes que só sobrevivem em climas favoráveis à espécie. A espécie Emys orbicularis tornou-se rara em vários países, porém ainda é bastante encontrada na Europa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *