Origens
De uma maneira geral, a palavra ‘’dinossauro’’ designa o grupo dos diversos tipos de seres pré-históricos que habitavam a Terra milhões de anos atrás, antes mesmo da existência de qualquer pessoa no planeta. Historicamente falando, eles viveram na Era Mesozoica, conhecida como Era dos répteis. Dino significa terrível + sauro significa lagarto. O estudo dessas vidas é feito pelos paleontólogos, na ciência denominada paleontologia, na qual são estudadas as formas de vida existentes em períodos geológicos passados, a partir dos seus fósseis. Mesmo assim, é muito difícil conseguir imaginar como era exatamente a vida dos dinossauros, como eles viviam, se reproduziam, caçavam, como era sua aparência exata, sua cor, etc. Mas o que se sabe é que realmente eles existiram.
A Extinção
Os dinossauros dominaram a Terra por cerca de 165 milhões de anos. Mais misterioso do que a maneira com que viveram e a aparência que tinham, é como esses dinossauros deixaram de existir. Existem várias teorias sobre como ocorreu a extinção dessa espécie. A mais conhecida delas é a teoria que postula que um asteroide se chocou contra o planeta 65 milhões de anos atrás – no final do período cretáceo, matando todos os dinossauros que aqui habitavam, pois eles não teriam conseguido se adaptar às novas condições climáticas que o asteroide proporcionou.
Porém, essa é apenas uma das várias hipóteses que existe para o sumiço dos dinossauros da face terrestre, mas nenhuma dessas teorias teve como ser provada até hoje, gerando enorme dúvida e curiosidade entre os estudiosos.
Hoje em Dia
Por outro lado, estudos revelam que certas espécies de dinossauros não foram destruídas. Elas sobreviveram e foram evoluindo – fazendo as adaptações necessárias ao novo meio em que se encontravam. Os primeiros fósseis de dinossauro foram encontrados em 1818. Através desses fósseis foram criadas muitas réplicas para recriar a aparência desses seres. Os paleontólogos já nomearam cerca de 120 espécies de dinossauros, mas não se pode afirmar exatamente se todas essas existiram.
Dinossauros no Brasil?
Por mais que pareça estranho imaginar, os pesquisadores têm achado um número cada vez maior de fósseis em solo brasileiro. No ano de 1902, paleontólogos recolheram em Santa Maria no Rio Grande do Sul o fóssil do dinossauro conhecido como Rincossauro. Esse foi o primeiro fóssil em solo sul-americano. Mais recentemente, também no Rio Grande do Sul, foi encontrado um fóssil de aproximadamente 7 metros de comprimento que provavelmente viveu aqui cerca de 238 milhões de anos atrás. Foi o fóssil mais bem conservado já encontrado, e é um passo a mais para o estudo das vidas que já passaram pelas nossas terras. A importância dos estudos paleontológicos tem forte ligação com as ciências biológicas e geográficas, pois se pode através destes estudos imaginar o espaço geográfico em outras épocas; e para a biologia para a pesquisa acerca da evolução da vida terrestre.
Por Carol. C.