A cuíca negra de quatro olhos é mais conhecida no Brasil como cuíca verdadeira e faz parte da família dos didelfiídeos e é classificada como um marsupial. Esse animal só pode ser visto em florestas tropicais começando do México e indo até à Argentina.
Sobre a Família Dos Didelfiídeos
Antes de falarmos do cuíca negra ou cuíca verdadeira vamos conhecer quais são as características da família que esse animal faz parte, que é a mesma que estão incluídos os gambás. Todos fazem parte da ordem chamada Didelphimorphia, que ao total possui 15 gêneros divididos em 60 espécies.
As características dos animais que fazem parte dessa família são bem visíveis em todos eles, porém, as formas são mais variadas.
A maior parte dos animais que fazem parte dessa família, entre eles, a cuíca negra de quatro olhos, tem o habitat natural a partir do nível do mar chegando a lugares com altitudes que superam três mim metros. Esse habitat pode ser observado desde do estepe subárida até a floresta tropical e a savana.
Muitas das espécies dessa família vivem no solo, mas uma outra parte fica a maior parte do tempo na árvore. Porém, ainda podemos encontrar animais da família que vivem na água e esses, possuem patas traseiras que se transformam em nadadeiras, como por exemplo, o gambá d’água.
Sobre Os Parentes Extintos Na Família Da Cuíca Negra De Quatro Olhos
Os animais que fazem parte da mesma família que a cuíca negra de quatro olhos, didelfiídeos, que não existem mais, se apresentavam com formas mais variadas e também de comportamento variado. Uma parte deles, por exemplo, era carnívoro. Eram animais que se pareciam muito com os tigres de dentes de sabre. Estudos indicam que esses animais se transformaram em ratos cangurus.
Os membros desses animais era pequeno e médio porte e uma das características comum entre eles era a textura da pele. Alguns deles tinham cinco dentes incisivos na parte superior e mais quatro na parte inferior, além de molares e caninos. Possuíam cauda, na maioria das vezes, com muita escama. O focinho era alongado e o crânio era pequeno.
As Características Da Cuíca De Quatro Olhos
Vamos falar das características da cuíca negra de quatro olhos, que em média, chega a medir 30 centímetros de comprimento, somado corpo e cauda. A cauda que é bem longa ainda possui na base pelos e o dorso é cinza escuro. As partes inferiores do animal são de cor amarelo clara e possui algumas manchas com a mesma cor sobre os olhos.
Sobre A Procriação E Território
A cuíca negra de quatro olhos tem atividade tanto diurna quanto noturna e costuma ficar num território que chega a no mínimo 300 metros quadrados, mas não costumam ficar muito tempo no mesmo lugar. São animais que estão sempre se deslocando em um diâmetro de 30 metros quadrados em volta do ninho. Falando em ninho, eles são construídos sobre ramos de árvores, que estejam distante do solo entre 8 a 10 metros, ou também, em árvores ocas ou caídas. Uma vez ou outra, fazem o ninho quando encontram uma toca esquecida por um outro animal.
Um ninho de uma cuíca negra de quatro olhos tem o tamanho de 30 centímetros de diâmetro e quando dão a luz, a quantidade de filhotes pode variar de 2 a 7.
A Alimentação De Cuíca Negra De Quatro Olhos
A cuíca negra de quatro olhos é classificada como um animal onívoro, isto é, ele consome animais pequenos. Entre os seus “pratos preferidos” estão: rãs, caranguejos, pássaros, lagartos, roedores e insetos. Mas, a dieta não se resume a esses animais, eles também comem mamão papaia, banana e outras frutas.
Como Se Defende Esses Pequenos Animais
O tipo de defesa da cuíca negra de quatro olhos não tem o seu modo de defesa caracterizado por unanimidade. Enquanto alguns biólogos classificam o tipo de reação desse animal como defensiva, fugindo pelo chão ou por árvores. Outros afirmam que eles também podem atacar outros animais.
Sobre O Grupo De Marsupiais
Para entender melhor como se comportam as cuícas negras de quatro olhos vamos conhecer as características dos marsupiais, grupo do qual esses animais fazem parte.
Marsupiais são infraclasse de mamíferos, a principal diferença entre eles é que são placentários quando se trata de fêmeas. O nome marsupiais vem de marsúpio que é a bolsa abdominal, nela a fêmea desenvolve o filhote.
A fêmea e o macho dos animais classificados como marsupiais possuem outras diferenças, como duas vaginas a fêmea e um pênis no macho, que é bifurcado.
Seguindo as características da família do cuíca negra de quatro olhos, a caixa do crânio é estreita e pequena. O cérebro também é pequeno simples se comparado com animais de outros grupos.
Sobre o palato possui aberturas que ficam na superfície óssea, com um ângulo de onde saem os dentes, porém, não possuem eutérios e os ossos do nariz ficam sobre aqueles frontais. Além disso, animais que são classificados como tal, não têm bula auditiva, em raros casos, apresentam de forma rudimentar, com o osso diverso dos demais.
Detalhes Sobre Animais Classificados Como Marsupiais
A forma dentária também é diferente dos demais placentários. Aliás, a forma dentária também é bem variada no caso dos placentários. Normalmente, as diferenças se dão na quantidade de incisivos na maxila superior.
A quantidade de dentes pode variar entre 5 ou 4 em um grupo de animais e entre outros é sempre 3 mais 3. Os molares e os pré-molares também variam, podem ser de 3 e 3 ou 4 e 4 nos marsupiais sempre e nos placentários será sempre 3 e 3.
Os dentes de leite na sua reposição quando se transforma em permanente também muda.
Podemos observar também diferenças no esqueleto pós crânio dos marsupiais daqueles eutérios, observando os ossos chamados epipúbicos. Eles se mostram projetados para parte da frente, partindo do púbis. Segundo estudos, essa é uma característica de mudança do primitivo mamífero para os animais atual.
A cuíca negra de quatro olhos é um animal que felizmente não está na lista de espécies em processo de extinção.
A cuíca-negra-de-quatro-olhos é também conhecida popularmente como cuíca verdadeira, a qual habita as florestas tropicais do México até a Argentina. Considerada um marsupial da família didelfídeos, a cuíca chega a medir cerca de 30 cm de comprimento, com uma cauda sempre longa e peluda.
Esse tipo de marsupial é onívoro e se alimenta essencialmente de animais de pequeno porte, como passarinhos, caranguejos, rãs, insetos, grilos, entre outros animais do tipo. Mas em caso de não poder caçar, a cuíca verdadeira também se alimenta de frutos, sementes e pequenas quantidades de seivas de árvores.
Seus ninhos em períodos de acasalamento e reprodução são construídos nos topos das árvores justamente por ser um lugar mais difícil de sofrer ataque de seus predadores, o que é fácil para o pequeno é ágil animal, que a todo o momento está escalando as árvores e levando alimentos paras sues filhotes. É realmente muito interessante esse marsupial.