Companheiro Animal

Caso esteja se sentindo sozinho ou queira mais uma companhia em casa, talvez um companheiro animal seja a solução. Muitos casais que não têm filhos optam por esta atitude para animar o ambiente, sendo que pode também ser encarada como um treino para ter filhos ou apenas uma forma de arranjar um bom amigo para quem assim deseja.

Um animal nada mais é do que um bichinho de estimação que faz companhia e vira parte do dia a dia de uma pessoa. Diversas famílias optam por cachorros e gatos para fazerem parte do convívio familiar, mas muitas pessoas também escolhem animais exóticos e às vezes se arriscam dentro de seus próprios lares para cuidar de um bichano diferente.

Aos animais que podem ser criados juntos do ser humano se dá o nome de “domésticos”, e este inclui cães, gatos, alguns roedores e outros animais que também são chamados de pets, termo em inglês que anda se popularizando no Brasil. É mais comum que as duas primeiras opções apareçam na maioria das residências brasileiras e é muito importante que isto aconteça.

A primeira razão é por causa das crianças, pois as que entram em contato com um companheiro animal acabam sendo estimuladas a desenvolverem sentimentos que as levarão a serem adultas mais conscientes. Outro motivo é a responsabilidade aplicada a certo animal, que pode ajudar muito mais tarde no cuidado e convívio com outros tipos de animais e até pessoas, segundo pesquisas.

Muitas pessoas têm dificuldades de conseguir um companheiro animal, muitas vezes por não saberem onde achar um lugar adequado para fazer a compra. Para um animal doméstico simples, você pode ir a lojas de animais e comprar tranquilamente. Outra opção é regulamentar a adoção de um animal que tenha encontrado na rua ou tenha recebido de alguma outra pessoa. Porém, isso se aplica apenas a certos animais. Ter uma cobra, por exemplo, não é tão simples assim e a pessoa deve tomar uma série de medidas e precauções para tornar o ambiente agradável para o animal, assim como precisa da aprovação do IBAMA.

O IBAMA é o órgão que no Brasil está relacionado à proteção dos animais em geral. Ele preza muito a segurança dos animais, o bom trato e também a liberdade de certas espécies que devem viver soltas e livres de gaiolas e jaulas. O companheiro animal não pode ser um animal como uma onça ou um leão, sendo praticamente impossível que a pessoa consiga autorização para isso. Geralmente, optamos pela escolha de espécies de animais menores e que façam pouca sujeira, isso por uma questão de comodidade. É importante ressaltar que o companheiro animal não pode sofrer maus tratos e uma pessoa que assim fizer pode passar anos na prisão pelo crime.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *