Você sabia que a criação de coelhos é uma atividade fácil e que é possível lucrar com tal? Pois é isso mesmo, criar coelhos pode se tornar uma fonte de renda.
Existem dois fatos básicos que explicam sucintamente o porquê dos lucros com a criação desse bicho tão dócil. São eles: atualmente não são muitos os criadores de coelhos em atividade; e tudo pode ser aproveitado, ou seja, não há muitos desperdícios nessa cultura.
Os coelhos são aproveitados desde o nascimento, os recém-nascidos, por exemplo, são utilizados na produção de vacinas, além de poderem ser usados em pesquisadas nos laboratórios.
A carne dos coelhos é uma carne muito saborosa, com uma boa maciez e ainda é uma carne considerada leve.
A cartilagem desses animais é usada para produzir uma cola de ótima qualidade. O pelo pela maciez e leveza pode ser aproveitado em outros produtos.
As fezes e a urina após serem tratados da maneira adequada se tornam eficientes adubos naturais. E as suas vísceras são transformadas em farinhas para a alimentação de outros animais.
No ramo dos coelhos você pode optar por ser um criador que produz para o corte, ou seja, alimentação, produção de carne, ou então um criador voltado para a pele desses animais. Dependendo do tipo de negócio a ser seguido deve-se escolher a raça mais adequada a essa produção.
O ideal é comprar um macho para cada 10 (dez) matrizes (fêmea). Esses animais devem ter uma gaiola individual, devem viver sozinhos. E esse ambiente, habitat, deve ser construído de forma a facilitar a manutenção e que ofereça “conforto” aos animais.
Procure comprar seus coelhos de pessoas que respeitem os animais e façam tudo dentro dos conformes da lei.
Ao comprar seus animais deixe que descansem por pelo menos 1 (um) mês para se familiarizarem com o novo ambiente, antes de começarem o acasalamento.
A partir de então se pode iniciar o processo de acasalamento. Cada macho pode acasalar-se com uma fêmea com intervalos de 36 (trinta e seis) horas.
A fêmea deve ser levada até o macho. Esteja atento à verificação do cio. Ao passar 10 (dez) dias já se podem checar sinais de prenhes, caso não tenha ocorrido fecundação a fêmea pode ser levada novamente para casalar. Se isso ocorrer mais de 3 (três) vezes descarte esse animal.
O período de gestação é de 28 (vinte oito) a 34 (trinta e quatro) dias. (Um dia antes do parto, deve-se colocar o “ninho” na gaiola da fêmea prenha).
Dependendo do sexo do animal e de seu tipo de produção deve tomar atitudes que vão em direção a suas metas.
Para saber mais sobre a criação dos colhes busque informações na internet ou em casas de veterinária.
A partir daí, após muitas informações, você pode iniciar o seu investimento.