O homem, há muito tempo, teve vários animais que ajudaram-no a evoluir. Quando o homem começou a evoluir, precisou dos recursos naturais para alcançar seus objetivos. Não tinha como, por exemplo, fazer a aeração da terra sem uma força bem maior que a sua, a força humana. Por isso, começou a usar a natureza ao seu favor. A água entrou como fonte de energia para o homem, os animais também ajudaram como sua força, e principalmente os cavalos, que além da força, eram (e são até hoje) usados como transporte para os homens.
O cavalo é um mamífero e é da ordem biológica dos ungulados. Quando essa espécie é fêmea é chamada de égua. Os animais que não são castrados pelo homem são chamados de garanhões e seus filhotes de potros. O mais interessante entre todas as espécies de cavalos que existem é que elas são diferentes umas das outras. A cada cruza com espécies diferentes nascem uma nova raça, como é o caso dos burros, das mulas e até mesmo das zebras.
Uma das coisas que mais chamam atenção nesse animais é a sua força e velocidade. Eles são animais que escapam facilmente de seus predadores devido a velocidade com que conseguem correr. Ele vivem sempre em sociedade, dificilmente consegue sobreviver sozinhos, a não ser que estejam por cuidados humanos.
A sociedade em que vivem é conhecida por ser matriarcal. O tempo de vida de um cavalo varia de 25 a até 40 anos. Claro que esse tempo vai se modificar se, por exemplo, o cavalo trabalhar arduamente em uma plantação ou puxando pedras. Além disso, quem nunca assistiu um filme de guerra antigas em que os cavalos eram até mesmo usados como uma forma de atacar os inimigos. Desde sempre os cavalos são muito úteis para os homens.
Existem muitas raças de cavalos. E muitos deles tem uma vida completamente distintas dos cavalos que trabalham nas roças. São os cavalos de raça. Cada raça é destinada para uma coisa em específico. Existem muitas competições de cavalos, como também esportes, como é o caso do Polo e do hipismo. Uma das raças que mais chama atenção é o cavalo Oldenburg. Essa raça é de origem alemã. De todas as raças da Alemanha, essa é a mais pesada, a mais robusta. Eles são originalmente desenvolvidos para carruagens fortes e pesada, que eram o principal meio de transporte da época. Apesar de possuir os membros bem curtos essa raça de cavalo pode ser muito forte. Ele são muito inteligentes e podem ser usados para dressage e atrelagens.
De temperamento muito dócil, porém mais ousado do que as outras raças da Alemanha, o Oldenburg é uma cavalo conhecido por ter um amadurecimento precoce. A pelagem dele é bem versátil.