Com a globalização, a rapidez de informação e crescente gana na conquista de um futuro melhor através do trabalho, muitas pessoas tem perdido o foco do que realmente importa, como o carinho e a proteção. Hoje, quem mais perde com isso são os animais.
Em defesa dos animais domésticos que sofrem maus-tratos e são abandonados, assim como os silvestres, foram criadas Organizações não Governamentais, as ONGs, que fazem parte do Terceiro Setor. Essas organizações sem fins lucrativos contam com a ajuda de doações para que possam continuar realizando um maravilhoso trabalho em prol dos animais.
No Brasil as ONGs mais conhecidas pela proteção e amparo dos animais são: SOS Animais, É o Bicho, Arca Brasil, Amigos de 04 patas, Patinhas Online, Pet Feliz, Tribuna Animal e muitas outras.
Essas instituições não amparam somente animais domésticos, mas também os de circo que, por estarem velhos e cansados de tanto trabalharem com espetáculos circenses, adoecem e são abandonados em rodovias e estradas.
Apesar de as ONGs realizarem um excelente trabalho, é necessária uma campanha de conscientização para que os animais sejam tratados com decência, carinho, amor e tenham uma vida digna.