Você é do tipo que se assusta quando assiste a vídeos ou fica a par de relatos de animais invertebrados como aranhas se alimentando de vertebrados como morcegos? Saiba que isso é mais comum do que se pode imaginar, afinal a natureza está constantemente nos lembrando que tamanho não é documento. Continue lendo para entender um pouco melhor a relação de vertebrados e invertebrados nesse jogo alimentar.
Vertebrados x Invertebrados
Animais como pássaros, cães e o até o próprio ser humano estão no grupo dos vertebrados, isto é, seres que possuem espinha dorsal. Já os invertebrados não possuem esse aparato. Comparativamente vertebrados conseguem crescer muito mais e por isso achamos normal ver batalhas pela vida entre leões e girafas, por exemplo. Embora possamos ter pena das girafas compreendemos que elas são presas de leões.
Temos que admitir que é um pouco estranho quando vemos o inverso, ou seja, um animal vertebrado sendo devorado por um invertebrado que geralmente é bem menor do que sua presa. No entanto, a natureza não se importa com nossas concepções então ás vezes acontece de um invertebrado apenas subverter a ordem das coisas e devorar um animal muito maior e mais forte.
Aranhas Comem Morcegos?
Aranhas estão no grupo de animais que despertam algum tipo de medo nas pessoas de uma maneira geral. É bem provável que o aspecto assustador das suas oito patas (em algumas bem peludas) seja o responsável por essa reação. Quando se tem acesso a relatos de que esses animais estão se alimentando de outros muito maiores e mais letais como cobras, por exemplo, é natural ficar ainda mais apreensivo.
No ano de 2015 foi feito um registro de um morcego preso na teia de uma Argiope savigni. Com habilidade de sobra as aranhas são capazes de enredar os vertebrados maiores os atraindo para uma armadilha perfeita. No entanto, não são somente os morcegos que podem padecer de falta de sorte. Para se ter uma ideia em 2012 foi realizado um estudo que registrou 54 espécies de pássaros de 23 famílias diferentes que acabaram presas na teia de aranha, somente nos Estados Unidos.
Em geral as teias em questão foram produzidas por aranhas do gênero Nephila que tem tamanho de cerca de um polegar humano. As suas teias podem ter até três metros de largura. Boa parte das vítimas eram pássaros com cerca de 15 gramas de peso, mais ou menos o mesmo que um morcego. Os pássaros quando encontrados nessa teia já estavam envenenados e devidamente enrolados para serem consumidos pelas produtoras da armadilha.
Nem Cobra Escapa Para as Aranhas
Se você se impressionou com o fato de que aranhas podem caçar e consumir animais como morcegos vai ficar ainda mais surpreso ao saber que esses artrópodes podem chegar até a saborear uma cobra de grandes proporções. Em 2016 pesquisadores registraram uma cena curiosa com a qual se depararam, uma aranha caranguejeira devorando uma cobra que aparentemente ela conseguiu dominar e matar. Essa cobra tinha nada menos do que 39 centímetros. Realmente fica evidente que tamanho não é documento na natureza.