Você já parou para pensar como o ser humano é complexo? Estamos sempre a procura de algo que nunca sabemos exatamente do que se trata, o que é. Queremos uma felicidade que simplesmente não existe e mesmo assim queremos, desejamos algo que está fora de nosso alcance e por isso nos tornamos pessoas amargas, muitas vezes. Quando não conseguimos o que queremos simplesmente abandonamos tudo e ficamos extremamente irritados.
Mas deveríamos olhar mais para nosso lado e aprender com pequenos gestos, principalmente com os animais. Os elefantes, por exemplo, seriam ótimos professores quando o assunto fosse a família. Muitos de nós não damos o valor que a nossa família merece. Achamos que a família não é tão importante e que não precisamos passar muito tempo com ela. Amigos são ótimos, mas a maioria deles não ficarão em nosso lado quando realmente precisarmos. Já nossa família nunca nos abandonará. Os elefantes têm essa cultura de viver em grandes bandos. Geralmente são todos liderados por uma fêmea, a mais velha de todos. Os filhotes de elefantes são criados todos juntos, independente de pais, ficam todos juntos sem qualquer tipo de discriminação. Se um dos filhotes acabar machucando a pata, por exemplo, o grupo inteiro, incluindo os elefantes mais velhos, andarão mais devagar para que o pequeno elefante possa acompanhá-los. Os elefantes também adotam filhotes que estão sem pais. Se eles passarem por um local onde haja um filhote que está abandonado, automaticamente a fêmea mais velha adota o bebê elefante para o bando, mas nenhum elefante do grupo irá recriminar essa atitude, pelo contrário.
Eles também são conhecidos por visitarem os locais onde outros elefantes acabaram morrendo. Aprenda com os elefantes, a dar valor a sua família, a superar pequenas perdas e grandes também, afinal nunca se sabe quando alguém nos deixará para sempre.
Os cães também tem muito a nos ensinar. Nenhum outro animal conhece tanto da amizade como eles. Os cães criam laços com os seres humanos, e sem pensar duas vezes vão arriscar as suas vidas para salvar a de seu dono ou de pessoas que ficam muito próximas a eles. Eles podem viajar centenas de quilômetros atrás de seus donos, isso também deve ser ensinado aos humanos. Estamos tão concentrados em nosso próprio umbigo que esquecemos completamente de como as pessoas que nos rodeiam são especiais para nós. São essenciais para que nossas vidas façam sentindo. O salmão também tem muito a ensinar o homem, quando a palavra é perseverança. Ele nada milhares de quilômetros para chegar ao rio onde nasceu e assim dar continuidade a sua espécie. O homem desiste muito fácil e fica se amargurando.
Os animais, apesar de não serem racionais, como nós, têm muito a nos ensinar e fazer com que saibamos superar certos desafios e não ficarmos nos amargurando com pequenos problemas.