Animais Que Já Foram Para o Espaço

Vários animais já se anteciparam da aventura humana no espaço, o que para alguns seria motivo de orgulho nacional ou mesmo revolta de associações de proteção aos animais, como por exemplo Laika, que foi o primeiro ser a ficar em órbita para a Terra porém não pode ser trazida de volta em segurança.

Animais Que Já Foram Para o Espaço

Animais Que Já Foram Para o Espaço

E ainda antes desta cadelinha russa todos os americanos fizeram outros animais irem ao espaço, como por exemplo os macacos Albert 1 e Albert 2 voarem a bordo de um míssil V-2 capturado. E eles infelizmente morreram durante testes balísticos que eram realizados no final dos anos 40. Durante a corrida do espaço, russos e também americanos puderam enviar outros cães e ainda primatas para o espaço, e a maioria deles para felicidade das associações protetoras de animais regressaram são e salvos.

Com isto a França, também realizou alguns estudos sobre um gato que foi levado a um voo suborbital e o Japão teria encaminhado rãs para a estação Mir. A China fez também testes com animais antecipando seu primeiro voo tripulado por humanos. Vários pequenos animais e plantas vem viajando a bordo do ônibus espacial americano, conheça algumas das histórias destes pequenos animais heróis involuntários.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wVs61tkIE68[/youtube]

Os Cães Enviados Para o Espaço

Certamente a história mais emocionante foi a da cachorrinha Laika, que fez uma viagem sem volta através da Sputnik 2, URSS no dia 3 de novembro de 1957. A cachorrinha foi encontrada nas ruas de Moscou e se tornou o primeiro ser vivo para ao ir ao espaço. Orbitou pela Terra pelo menos seis vezes, mais do que Yuri Gagárin e John Glenn. A sua cápsula não teve um projeto realizado para ser recuperado e o Sputnik 2 queimou na atmosfera no dia  14 de abril de 1958. Laika faleceu antes de sua entrada devido a alta temperatura que se apresentou dentro de sua cápsula.

A cadelinha soviética, entrou para a posteridade, sendo o primeiro animal a fazer um voo em órbita completa nas Terra. Ela foi considerada a única tripulante da nave Sputnik 2, seu teste foi realizado para saber se um animal era capaz de permanecer na órbita da Terra.

Bars e Lisichka

O foguete de testes explodiu durante o seu lançamento, matando as cadelinhas Bars (Pantera) e Lisichka (Raposinha). Dizem que o nome do primeiro cão na verdade era Chayka (Gaivota) e não Bars. Tudo aconteceu em um voo de testes da Vostok, URSS – 28 de julho de 1960.

Belka e Strelka

Belka (Esquilo) e Strelka (Flechinha) realizaram um voo juntamente com 40 camundongos e ainda 2 ratos e algumas plantas. Strelka posteriormente teve seis filhotes, um deles que inclusive foi dado para o Presidente Kennedy. Belka e Strelka foram os primeiros animais resgatados com vida de um voo realizado de forma suborbital, aconteceu com a Sputnik 5, URSS – 19 de agosto de 1960.

Pchelka e Mushka

Fizeram parte do projeto da Sputnik 6, URSS em 1 de dezembro de 1960, os animais Pchelka (Abelhinha) e Mushka (Mosquinha) foram dois cães que passaram um dia em órbita, e devido ao mau funcionamento dos retrofoguetes, esta cápsula reentrou na atmosfera em um ângulo incorreto e foi destruída, matando assim os animais que estavam dentro dela.

Damka e Krasavka

Participaram do projeto Sputnik, na Rússia, era 22 de dezembro de 1960. Com isto o foguete do estágio superior não funcionou, e o seu voo foi abortado. As cadelinhas, Damka (Pequena Dama) e Krasavka (Garota Bonita) puderam ser resgatadas com segurança deposi de se realizar um voo suborbital e ainda não planejado.

Cães Veterok e Ugolyok

Estes animais voaram ao espaço em 22 de fevereiro de 1966, na União Soviética, com um objetivo da viagem bastante comum, observar os efeitos de como seria a microgravidade a longo prazo.

Os animais que eram vigiados por equipamentos de vídeo, e ainda telemetria, embarcaram na espaçonave Voskhod 3 ficando na órbita terrestre por equivalentes a 22 dias. A dupla ainda estabeleceu um recorde de tempo no espaço, que até hoje não foi superado por nenhum outro animal, e ainda os cães foram resgatados com segurança.

Aranha Arabella

A aranha Arabella, voou para o espaço em 28 de julho de 1973, aconteceu o voo nos Estados Unidos, o objetivo principal desta viagem com a aranha era observar se elas seriam capazes de tecer uma teia no espaço.

A estação espacial ficou durante 59 dias em órbita, uma aranha da espécie Araneus diadematus. Durante o tempo que ficou no espaço não decepcionou de forma alguma e trabalhou de forma incessante na construção de uma bela teia.

Um trabalho inovador e por muitas vezes cruel com os animais

Para quem não conhece estas histórias o primeiro ser vivo que realmente conheceu o espaço foi uma mosca das frutas, que vagou pelo espaço no ano de 1947. Já no ano de 68 enquanto os estudantes partiam para tomadas de ruas em Paris, uma tartaruga ia decolando dentro de um foguete. Em seguida sapos boi embarcaram também para nunca mais voltar.

Antes mesmo do homem ter coragem, a tecnologia era suficiente para se jogar n ouniverso, mandando outros moradores deste planeta, estes que por estarem abaixo da cadeia alimentar não tinham o que costumamos chamar de livre arbítrio, eles simplesmente tinham de ir ou ir. E com isto eles foram, foram criadas inclusive homenagens que eram realizadas a todos os pequenos heróis que sem entender nada do que se passava na sua volta, ajudaram a contribuir para o que hoje a Terra possa estar começando uma corrida espacial.

As moscas das frutas voltaram á terra com vida, dentro deu uma cápsula que era presa a um paraquedas. Junto delas existia um pouco de algodão e ainda sementes de centeio, com um objetivo de entender como a radiação afeta tanto as plantas como os animais.

Foi criado então um pôster por diversos artistas, homenageando estes guerreiros animais que ajudaram o homem a criar uma nova ganância por viajar no espaço, e ainda ter uma certa crueldade em lidar com estes animais, veja o pôster a seguir.

https://dl.dropbox.com/u/3562746/houston%20we%20have%20a%20biscrok.pdf

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *