Quais São Os Parâmetros Para Se Avaliar a Força Dos Animais?
Há diversos parâmetros que podem ser utilizados para avaliar a força dos animais. Uma delas, a que é mais utilizada como critério de comparação, principalmente pelo fato de os animais serem de tamanhos, espécies e até mesmo de classes diferentes entre si, é o quanto de peso esse animal consegue suportar, sendo que esse peso suportado deve se comparar também com o peso do próprio animal.
Nós sabemos que uma imensa parte dos insetos apresentam a característica de serem bastante fortes e, seguindo essa linha de raciocínio, não é de se espantar que o animal que é considerado o mais forte de todo o mundo seja um inseto. Se trata do chamado besouro rinoceronte, que pertence à família dos Scarabaeidae. O seu comprimento é de cerca de treze centímetros e, de acordo com o parâmetro citado anteriormente, o besouro rinoceronte é capaz de erguer cerca de 850 vezes o seu peso sobre o seu próprio corpo, distribuídos nesses treze centímetros de comprimento.
Evidentemente, no que diz respeito à numeração absoluta de peso em si, o elefante seria o animal mais forte do mundo, uma vez que um elefante adulto e macho pode aguentar até duas mil toneladas. Ele só não é considerado o animal mais forte do mundo, em termos gerais, de acordo com o parâmetro citado no início desse texto pelo simples fato de essas duas mil toneladas representarem apenas trinta e três por cento do seu peso total.
Um Pouco Mais Sobre O Besouro Rinoceronte
O besouro rinoceronte, como é mais conhecido, também é chamado em alguns lugares do mundo de besouro hércules ou de besouro elefante, mas o seu nome científico é Dynastinae e pertence à família dos Scarabaeidae, conforme já citado anteriormente e atualmente ele está classificado em uma subfamília dos besouros. O primeiro apelido que recebeu é devido ao fato de ele apresentar uma espécie de chifres em sua cabeça e que se assemelham em muito com os próprios chifres de rinocerontes. É com esses chifres que eles praticam a defesa pessoal, além de também utilizá-los para carregar outros animais, além de plantas.
Dentro gênero dos Dynastinae, há diversas espécies e que estão espalhados por todo o mundo, isto é, há inúmeros locais do globo terrestre em que eles podem ser encontrados. No entanto, o besouro rinoceronte, especificamente, foi encontrado pela primeira vez na região da América do Sul, apesar de alguns pesquisadores discordarem disso e relatarem que ele é original de determinadas regiões do continente asiático e que acabou chegando no continente Sul-americano devido às inúmeras viagens marítimas que foram feitas em meados do primeiro milênio.
Para se ter uma ideia de sua força, esse besouro pesa cerca de dez gramas, mas consegue suportar o que seria equivalente a quase oito quilos e meio de peso sobre o seu pequeno corpo, é impressionante. A importância dos seus chifres também se dá no que diz respeito aos rituais de acasalamento, sendo que quanto maiores os chifres, mais atraentes os machos ficam para as fêmeas, além do fato de que quando há mais de um macho interessado em uma fêmea, eles lutam entre si utilizando os seus chifres.
Outra característica peculiar do besouro rinoceronte é o fato de ele ser bastante resistente, conseguindo sobreviver em locais extremos, desde que haja matéria orgânica que possa servir como seu alimento.
Outros Animais Bastante Fortes
De acordo com vários parâmetros de medição de força, há diferentes animais nas listas de mais fortes do mundo e não apenas os que já foram citados aqui, que são o besouro rinoceronte e, claro, o elefante. A águia, por exemplo, é uma ave que apresenta a capacidade de levantar algo durante o seu voo, como se fosse um verdadeiro avião, sendo que o peso que consegue suportar pode chegar a até quatro vezes o seu próprio peso.
Mudando das aves para novamente os mamíferos, temos o urso pardo, que pode conseguir levantar quase oitenta por cento de seu peso total, o que pode chegar a um pouco mais de meia tonelada, dependendo de seu porte. É válido ressaltar que o maior urso pardo pode chegar a até três metros de altura quando é medido totalmente em pé. Já um animal muito mais comum que os ursos, o boi, é capaz de puxar quase uma tonelada, um pouco mais de novecentos quilos. Isso daria praticamente uma vez e meia mais do que o seu próprio peso, considerando um boi que apresente as maiores dimensões possíveis.
Pensando em répteis, temos as cobras como animais que nos despertam bastante interesse e curiosidade. Sabemos que algumas delas conseguem, inclusive, se alimentarem de bois, o que faz com que pensemos que a sua força seja de fato exorbitante. A sucuri, por exemplo, apresenta uma grande força quando espreme algo, pois é assim que ela captura as suas vítimas, que são essenciais para a sua alimentação. Há estudos que comprovam que uma sucuri de grande porte consegue levar um animal de até 250 quilos à morte simplesmente espremendo-o, como se ele fosse uma verdadeira formiga ou qualquer outro pequeno inseto.
Na categoria dos felinos, temos o tigre, que podem se apresentar em diversas espécies diferentes, mas que, de uma maneira geral, são animais que apresentam, caracteristicamente, muita força. De acordo com análises de sua vida animal, ele é capaz de carregar para cima de uma árvore, inclusive, um peso que seja de até 550 quilos, o que corresponde a duas vezes o peso total de seu corpo. Já no que diz respeito aos primatas, os gorilas são considerados os mais fortes, uma vez que consegue erguer cerca de duas toneladas, o que é correspondente a aproximadamente dez vezes o peso de seu próprio corpo.
Voltando para a classificação dos insetos, não podemos deixar de citar as formigas, que são animais comumente encontrados no nosso dia-a-dia e que já sabemos a sua enorme força, quando observamos o seu trabalho diário em busca de alimentos. As mais fortes são capazes de carregar em suas mandíbulas um peso que pode chegar a até cinquenta vezes o peso de seu corpo. Retornando aos besouros, temos o chamado besouro dung, que é capaz de arrastar cerca de 1141 vezes o peso de seu corpo, o que faz com que ele seja o inseto mais forte do mundo, ganhando até mesmo do besouro rinoceronte.