A natureza está sofrendo bastante com a ação do homem, que continua derrubando florestas, matando animais ou mesmo pescando desenfreadamente, o que faz com que algumas espécies de bichos sumam da nossa vista em poucos anos. Alguns animais por conta de diversas ações do homem, mas também da própria natureza, estão extinção e podem não chegar a serem conhecidos por nossas gerações futuras de outra forma que não apenas por fotos e registros em livros.
Um dos exemplos de animais ameaçados de extinção são as baleias, que pela pesca predatória podem deixar de povoar os mares da Terra em menos de 100 anos. Tudo indica que em breve elas podem deixar de existir, pois ainda servem de alimento, bem como o atum, que ficou por anos na lista dos espécies marinhas em risco, mas hoje já está sob controle e pode escapar do risco de sumir do mapa.
As espécies de animais citadas acima são as mais comuns. E aquelas que não conhecemos, mas vão sumir do mapa mesmo assim? Há diversos animais esquisitos por aí que são ameaçados de extinção que nem nos foram apresentadas porque são tão raros e se escondem tão bem que até alguns estudiosos e biólogos demoraram a notar que existiam, como o sapo roxo. Mas sapo não é verde? Sim, mas existe um sapo roxo que é um dos mais raros do mundo, sendo apenas descoberto no ano de 2003 no Sul da Índia. Como são animais tímidos, eles só saem para a luz durante duas semanas do ano e já estão na lista dos animais raros do mundo. São poucos os animais desta raça que estão vivos e por isso estão na lista dos raros e podem sumir do mapa também.
E alguém já viu uma salamandra que seja maior do que uma criança de dois anos de idade? É a salamandra chinesa, rara de encontrar no mar e já corre risco porque algumas pessoas a pescam antes do seu período reprodutivo, para servir de enfeite no aquário. Ela é enorme e tem o aspecto de uma cobra gigante, também é muito rara de encontrar e quando achada todo mundo quer ficar com ela.
E você se assustaria com um caranguejo maior que uma criança de 10 anos? Este é o caranguejo de coqueiro, que tem este nome porque ele pode literalmente subir em um coqueiro para pegar seu alimento preferido, o coco. Este crustáceo pode ser encontrado nos Oceano Pacífico e Índico e é tão raro que quando encontrado todo mundo quer levar para casa, por isso está na lista dos animais em extinção mais estranhos do planeta. Só fica a dúvida se há coragem de levar para casa um animal que tem uma pata maior que um pé masculino tamanho 45.