Animais Como Terapia

Os animais são nossos aliados e parceiros em muitas circunstâncias, às vezes até mesmo salvam vidas ou ajudam a tornar a vida de seus donos muito mais agradáveis e saudáveis, eles são nossos grandes aliados na luta contra a depressão ou a ansiedade.

As pessoas estão cada vez mais deixando de lado as pequenas coisas da vida, deixando que o stress e a correria do dia-a-dia tomem conta de suas vidas. Essas atitudes são capazes de provocar doenças como a depressão, por exemplo. Conheça a seguir alguns tipos de terapias feitas que podem ser feitas com animais para auxiliar no tratamento de doenças da mente, que estão cada vez mais comuns em todo o mundo.

Terapia com Cães

Os cães são conhecidos como os melhores amigos do homem, pois são carinhosos e dão muito carinho aos seus donos. Para fazer essa terapia, é necessário utilizar cães com o comportamento equilibrado, que aprendam com facilidade. Esses cães devem ser capazes de se comportar em qualquer lugar, onde tenham mais pessoas ou outros animais, sem sinais de agressão. Entre as raças selecionadas estão: o Labrador Retriever, Golden Retriever e o Pastor Alemão.

Amigo

Até os dois meses de vida, o cachorro deve ficar com a mãe, depois ele pode se tornar um cão-guia, que irá auxiliar deficientes visuais a se locomoverem. Então torna-se parte de uma família de voluntários que irão desfrutar da sua companhia todos os anos de idade. A partir desse momento começa a formação do animal, é ensinado a ele evitar os obstáculos, mover-se ao longo da calçada, parar em um cruzamento, etc.

Guia

Em seis meses, se o cão é usado para guiar, a fase de adaptação começa com o seu futuro dono. Esta fase é a mais complicada, uma vez que são dadas diversas instruções também ao novo dono.

Terapia Com Golfinhos Para Autistas

Os golfinhos são seres simpáticos, alegres e inteligentes, e são utilizados especialmente em terapia com crianças autistas. Lembre-se que o autismo é uma perturbação importante de comunicação e comportamento, que é evidente antes da idade de três anos da criança. Sua incidência é mais ou menos, quatro casos a cada dez mil crianças. Há mais autistas entre o sexo masculino, o que excede das mulheres, numa proporção de 12 mulheres para 56 homens.

Crianças

A criança autista não é capaz de usar a língua corretamente, cinquenta por cento das crianças autistas não conseguem falar, e aqueles que conseguem proferir uma palavra, geralmente apenas repetem o que ouvem. A taxa de autismo ainda é desconhecida, e a ciência parece acreditar que se trata de uma anomalia genética.

Essas crianças autistas podem ser ajudadas através da terapia com golfinhos, estudos e pesquisas nos Estados Unidos comprovam essa afirmação. A simpatia e o carinho do animal podem auxiliar, e muito, o desenvolvimento de uma criança com autismo.
Por Heloisa Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quais sao os tipos de terapias que sao mais utilizados

    yasmin 13 de fevereiro de 2012 20:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *