Os animais africanos são encontrados em muitas espécies e categorias por todo o país, contudo alguns ainda sofrem sérios riscos de extinção, e já são colocados como ameaças para a vida no país.
A diversidade dos animais faz com que esse problema agrave ainda mais, já que as classificações podem ser entendidas como grandes aves, macacos e primatas, animais selvagens, como os leões, as hienas, tigres, e também exemplos de mais de 45 espécies selvagens, que realmente precisam da vida em meio à natureza para sobreviverem.
Nos últimos anos a política e as reservas dos direitos dos animais africanos vêm sendo cumpridas por meio de leis e constituições que defendem a fauna local, prevenindo que muitas espécies de fato desaparecem do planeta.
Assim entra a importante figura dos parques e savanas que tem como função a proteção, o cuidado e equilíbrio biológico em um país tão extenso como a África.
Os Maiores Africanos
Considerado um dos maiores seres vivos em terra os elefantes são a mais perfeita descrição da África, já que vivem sempre me bandos e zelam a união local com toda sua beleza gigante pelos safares e florestas das regiões africanas.
Uma das curiosidades mais interessantes está na comunicação feita pelos animais dentro de seu grupo, utilizando suas enormes trompas ou mesmo com sinais ainda mais evidentes.
A alimentação dos elefantes é realizada durante 16 horas do dia, e os demais horários para o sono e demais atividades. Daí a explicação para o tamanho desses mamíferos.
Apesar de sofrerem grande extinção, os elefantes são considerados os gigantes que perduraram em terra desde muitos anos atrás, e assim deram continuidade com espécies descendentes como os mamutes e os mastodontes.
É sempre visível observar os filhotes em volta da mãe, se protegendo e perigos que rondam o mundo selvagem africano.
O Rei da África
Ainda como o mais respeito e temido animal selvagem os leões são sempre considerados os reis da África. Habitam principalmente a região do Kênia e da Tanzânia.
Por possuir traços bem selvagens e viver atrás de presas, com ataques especialmente violentos, o medo em relação ao animal ainda é bem característico.
Os leões sentem-se bem em bandos ou pequenos grupos, contudo em grande parte do dia são vistos sozinhos, dormindo pelas matas das savanas.
A leoa, a fêmea sempre é a quem sai para caçar, principalmente quando a comida é destinada a alimentação dos pequenos filhotes. Já o macho, o leão sempre em posição de rei, apenas decretando ordens a leoa.
Os filhotes têm seu crescimento muito rápido e já se tornam leões ou leoas em poucos anos de vida, já saindo para a caça e busca de novos alimentos para o grupo.
Apesar de serem considerados animais perigosos, os leões de parques e zoológicos bem cuidados não oferecem nenhum perigo aos visitantes.