Dizem que os cães são os melhores amigos do homem, mas nem sempre os homens realmente são os melhores amigos dos cães ou de outras espécies de animais. Por esta razão é que existe uma enorme quantidade de animais abandonados em torno do mundo que causam uma série de problemas relacionados a saúde dos mesmos bem como da população de uma forma geral, pois em alguns casos estes animais acabam se transformando em uma ameaça em potencial, pois estão sujeitos a fome e aos maus tratos das ruas, sendo assim acabam adquirindo doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, como é o caso da raiva transmitida pelos cães. É um ato de covardia e de crueldade abandonar animais que viviam em ambientes domésticos, portanto ao serem deixados nas ruas tem grande dificuldades em conseguir alimentos, além de estar sujeitos a todas as variações do tempo sem abrigo algum.
Situações mais Comuns
O abandono de animais domésticos comumente acontece em casos de fêmeas prenhas, com crias recém nascidas, ou ainda muitas vezes as pessoas abandonam os filhotes e mantém a mãe em casa. Em algumas situações percebe-se que os animais se perderam de seus donos, pois possuem coleiras personalizadas e estão aparentemente muito bem tratados, mas comumente eles são propositalmente abandonados.
Solidariedade
Existem atualmente centenas de instituições privadas que atuam em defesa dos animais abandonados, na grande maioria dos casos existem profissionais especializados, veterinários, envolvidos que se dedicam ao recolhimento dos animais cuidando para que se mantenham saudáveis até reencontrarem seus antigos donos, o que é bem difícil, ou até que se consiga uma outra família para adotá-los. Muitas instituições encontram problemas financeiros, tão grande é o número de animais que são encontrados pelas ruas. Em muitos casos é necessária uma seleção nos atendimentos, dando prioridade aos filhotes, mães com cria, animais machucados, doentes e com sérios riscos de vida.
Conscientização
Existem campanhas para que as pessoas tenham consciência de que não é possível descartar um animal como se ele fosse um objeto que se tornou obsoleto. Os animais de estimação tem sentimentos e muito amor para lhe oferecer, sofrem com a situação do abandono e muitas vezes lutam bravamente para reencontrarem o caminho de casa. É compreensível que, muitas vezes, por motivos alheios a nossa vontade, exista a necessidade de se desfazer de um cachorro, gato, etc., mas é importante compreender que os animais merecem um local digno para viver, portanto é necessário encontrar um novo lar, uma pessoa ou família que queira cuidar deste animal, que tenha um local adequado e especialmente que goste de animais, pois quem ama os bichos jamais irá abandoná-los a própria sorte.
gostaria de ajudar esses animais