A alimentação das capivaras que são criadas em cativeiros é feita da seguinte maneira: pode ser realização somente de capim, o camerum em especial. Porém é importante completar a alimentação com outros alimentos.
As rações balanceadas fazem com que as capivaras ganhem por dias 150 g sendo que a natureza faz com que elas ganhem apenas 50 g também ao dia. A ração, e também qualquer outro alimento, tem de conter, proteínas, vitaminas, hidratos de carbono, sais e minerais, de modo que favoreça o crescimento. Não
As capivaras criadas em cativeiros também aceitam frutas, raízes, cana de açúcar, milho, coquinhos, talo de bananeira, resíduos de peixe e aguapés.
Já as capivaras que vivem em liberdade, ou seja, soltas pela natureza, se alimentam de capinas e grama curta. Quando estão dentro d’água, elas mergulham para comer algas. Quando o seu habitat natural sofre algum tipo de alteração, elas invadem plantações como canaviais e milharais.
Os filhotes de capivaras podem ser alimentados da mesma maneira que as capivaras adultas. Porém, a ração deles tem de ser enriquecidas com leite de vaca, raízes e pão.