A alergia em cães e nos seres humanos é um processo muito semelhante, contudo os sintomas se manifestam de forma diferente. Enquanto no homem a maioria das alergias se manifesta com coriza, congestão nasal e respiratória, nos animais, especialmente nos cães, ela se manifesta através da pele.
O cão com alergia se coça, morde as patas, roça o corpo contra os móveis, lambe seu corpo e fica muito inquieto, podendo desenvolver outros problemas de pele se não for diagnosticada e tratada logo. A alergia em cães pode surgir em qualquer idade e em cães de todas as raças, contudo algumas raças parecem ter uma predisposição genética mais favorável ao surgimento das alergias, entre eles estão os Poodles, Golden Retriever, Labrador, Akita, Rotweiller e o Cocker Spaniel.
A alergia pode ser causada por inúmeras substâncias, desde o pólen das plantas até os alimentos, cobertas, tapetes, mofo, grama, enfim, as possibilidades são imensuráveis. É importante procurar ajuda de um veterinário assim que surgirem os primeiros sintomas, tornando mais fácil o diagnóstico e o tratamento.