Não é de hoje que este problema sem solução atormenta a vida de quantos carteiros existam em qualquer parte do mundo, pois não é um problema restrito a uma região ou pais, onde há cão os carteiros estão sujeitos a ter de enfrentar as feras para cumprirem com sua obrigação que é entregar a correspondência no endereço certo.
Cada um Faz Seu Trabalho
Na verdade se formos analisar devidamente estas questões não saberão a quem dar a razão, pois ambos estão empenhados em realizar seu trabalho, o carteiro fazendo a entrega da correspondência enquanto que o cão está defendendo o território que é de sua responsabilidade e não permitem que qualquer intruso possa vir a invadir seu espaço.
Aulas de Comportamento
Após esses desentendimentos se perpetuarem por toda uma vida, a difícil relação carteiros e cães parece que finalmente chamou a atenção de alguém a ponto de alguma coisa estar sendo tentada para minimizar um problema que parece insignificante, mas que não o é tanto assim. Você já pensou como se consegue trabalhar diariamente com medo? Pois é assim que muitos desses profissionais desempenham suas funções. Conheço pessoas que tem fobia por cães e se isso acontece com um carteiro ele está perdido ou no mínimo vai perder seu emprego. Atenta, a Deutsche Post resolveu ministrar a seus carteiros aulas sobre adestramento e comportamento canino para que assim possam melhor lidar com os animais que encontram em seu trabalho do dia-a-dia.
Biscoitos e Gás Pimenta
Um dos pontos mais complicados que os carteiros enfrentam nas aulas é a interpretação da linguagem corporal desses animais, são muitas as manifestações e saber interpretar todas elas não são tarefas fáceis não, mas é preciso aprender para depois poder trabalhar com o animal e perceber o que se pode esperar de cada um. Entender a psicologia canina não é fácil, mas junto com as aulas os carteiros também recebem alguns bons conselhos sobre ações que podem ser facilmente postas em pratica e que facilitam o seu trabalho com os cães. Por exemplo, eles são aconselhados a sempre carregarem consigo gás pimenta e biscoitos. Se os cães forem bonzinhos e permitirem que os carteiros desempenhem suas funções em paz, ganha um biscoito, porém se os animais tentarem um ataque os carteiros são orientados a fazerem uso do gás pimenta para se defenderem.
Testes
As primeiras aulas foram ministradas em Munique e depois disto foi feito o teste sendo que o resultado foi dos mais animadores uma vez que foram reduzidos em 80% os ataques de cães a esses profissionais, isso em poucos meses. Agora a empresa Deutsche Post está pensando em levar estas ações tão positivas mais adiante atingindo todos os lugares onde a empresa mantém carteiros atuando na entrega postal.